Sarau Beviláqua promove atividade cultural em homenagem a Patativa do Assaré
- 2970 Visualizações
- 03-12-2019
Em homenagem ao poeta popular cearense Patativa do Assaré, o Sarau Beviláqua vai promover atividade cultural no Fórum Clóvis Beviláqua nesta quinta-feira (05/12). O evento será gratuito e aberto ao público.
A programação começa às 9h da manhã, com recital e apresentação musical dos alunos do Instituto de Assistência e Proteção Social (Iaps), no átrio da entrada principal. Em seguida, às 10h, haverá palestra do poeta e escritor Carlos Gildemar Pontes, com o tema “O homem integral em Patativa do Assaré”, no auditório Floriano Benevides.
Carlos Gildemar Pontes é professor de Literatura da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e editor da Revista Acauã. Mestre em Letras, tem 27 títulos publicados, entre poemas, contos, ensaios, crítica literária e cordéis. Vencedor em eventos literários locais e nacionais, foi indicado para o Prêmio Portugal Telecom, o principal prêmio literário em Língua Portuguesa.
SOBRE O SARAU
Realizado pelos servidores e colaboradores das Varas de Execução Penal de Fortaleza desde 2018, o Sarau é promovido mensalmente com o objetivo de gerar discussões e reflexões dos conteúdos artísticos, filosóficos e jurídicos de todas as épocas. Através do trabalho, incentiva-se a arte e a cultura, valorizando e fortalecendo as relações interpessoais no ambiente de trabalho.
QUEM FOI PATATIVA
Figura icônica da música nordestina, Antônio Gonçalves da Silva era poeta, compositor, cantor e improvisador. Dentre suas principais obras estão as poesias: A Triste Partida; Cante Lá que Eu Canto Cá; Coisas do Rio de Janeiro; Meu Protesto; Mote/Glosas; Peixe; O Poeta da Roça; Apelo dum Agricultor; Se Existe Inferno; Vaca estrela e Boi Fubá.