Conteúdo da Notícia

Resultados das Secretarias Judiciárias de varas são tema da nova edição do programa de TV “Judiciário em Evidência”  

Ouvir: Resultados das Secretarias Judiciárias de varas são tema da nova edição do programa de TV “Judiciário em Evidência”  

As pessoas que precisam resolver demanda no Judiciário esperam eficiência e celeridade. E, no contexto de uma maior brevidade, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) iniciou, há dez anos, a implantação das Secretarias Judiciárias para as Varas, conhecidas como Sejuds de 1º Grau. Esse modelo considerado bem-sucedido é tema da nova edição do programa de TV “Judiciário em Evidência”. 

As equipes de reportagem contam a história das Secretarias Judiciárias, que trouxeram a padronização das rotinas e dos expedientes administrativos, antes de responsabilidade dos gabinetes das varas. Mostram ainda as transformações para beneficiar, principalmente, os cidadãos cearenses. 

A repórter Brenda Alvino conversou com profissionais que participaram do projeto-piloto e mostra quais foram os primeiros desafios. O desembargador Francisco Luciano Lima Rodrigues era juiz e diretor do Fórum Clóvis Beviláqua quando o modelo começou a ser implantado na Comarca de Fortaleza. “As varas funcionavam da seguinte forma: existiam os servidores, um diretor de secretaria e o juiz. Quando o juiz despachava, os expedientes eram feitos pela própria secretaria ao estilo do juiz, com as peculiaridades que ele achava importante e tudo. Cada vara fazia os seus expedientes”, explica o magistrado. 

O desembargador acrescenta que, após a instalação da Sejud, “não existia mais o modelo de cada um, existia o modelo padrão de cada expediente. Eles eram otimizados. Então, a produção aumentou consideravelmente porque se passou a fazer um serviço dirigido exclusivamente para aqueles expedientes”. 

Para promover mais agilidade aos atos processuais, as Sejuds disponibilizam equipes qualificadas. A repórter Lara Veras mostra os bons resultados de produtividade na Capital e como é feito o atendimento. Para o advogado Hermano Monteiro, a Sejud 1º Grau auxilia muito no trabalho. “A Secretaria Judiciária é um local onde a gente consegue fazer com que as demandas tenham encaminhamento célere”, afirma. 

Já a repórter Pâmmela Lêmos aborda a expansão da Sejud na Região do Cariri. “Temos processos 100% virtuais no Tribunal de Justiça e isso foi fundamental para que esse modelo de trabalho fosse implementado. A sede da Secretaria Judiciária é na Comarca do Crato, que alcança, em princípio, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, e, com a ampliação, iremos para 28 comarcas”, afirma o diretor da Sejud Cariri, juiz Renato Esmeraldo Paes. 

A tecnologia tem sido uma grande aliada, seja no Interior ou na Capital. De acordo com a supervisora da Sejud 1° Grau de Fortaleza, juíza Sirley Cinthia Pacheco Prudêncio, “existem muitos procedimentos que são mecânicos, repetitivos. Então, os robôs vêm atuar exatamente na execução desses expedientes, deixando para o servidor a execução de expedientes mais complexos”. 

Assista ao programa no Canal do TJCE no Youtube ou pelas emissoras de TV:

TV Fortaleza (canal 7.2)
Segundas (15h), terças (9h40), quintas (17h30) e sábados (12h) 

Canal FDR (canal 48.1)
Quartas (18h30) 

TV Ceará (canal 5.1)
Domingos (14h30) 

TV Assembleia (canais 7.3 e 31.1)
Domingos (20h) e sextas (20h20) 

YouTube: @tjceoficial