Conteúdo da Notícia

Regulamentado programa Cientista-Chefe que vai desenvolver inovações tecnológicas no Judiciário

Ouvir: Regulamentado programa Cientista-Chefe que vai desenvolver inovações tecnológicas no Judiciário

Mais um passo significativo foi dado para a implantação do programa Cientista-Chefe no âmbito do Judiciário estadual. Na tarde desta quinta-feira (11/02), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aprovou resolução regulamentando a iniciativa, que será realizada em parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). O programa tem como finalidade pesquisar soluções tecnológicas e gestão de dados para aprimorar a eficiência dos serviços prestados à população.

A resolução foi apresentada pela presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, e aprovada por unanimidade pelos demais desembargadores. Segundo o documento, o programa será acompanhado por grupo gestor, que terá a função de interagir e prestar apoio ao Cientista-Chefe e à equipe de pesquisadores, visando facilitar o conhecimento da estrutura e do funcionamento do Poder Judiciário, bem como a articulação com as unidades funcionais da instituição, além de identificar e priorizar os principais problemas e desafios. A equipe também ficará responsável por aprovar e acompanhar a execução das propostas de projeto de pesquisa, após análise e aprovação externa da Funcap.

O grupo gestor será composto por três juízes de Direito, sendo um deles o juiz coordenador; um representante da Secretaria de Planejamento e Gestão; dois representantes da Secretaria de Tecnologia da Informação; um representante da Superintendência da Área Administrativa; e um representante da Superintendência da Área Judiciária. Os integrantes atuarão em regime de dedicação parcial, sem prejuízo das funções originárias.

SAIBA MAIS
Na última terça-feira (09), a desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira esteve reunida com o professor Vasco Furtado, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Universidade de Fortaleza (Unifor), que ficará responsável por coordenar os trabalhos de pesquisa do programa Cientista-Chefe.

Durante a reunião foram discutidos detalhes para o início dos trabalhos relativos à pesquisa que será realizada durante a atual Gestão do TJCE para a implementação de soluções científicas, tecnologia e de inovação que poderão ser implantadas para melhorar os serviços prestados pela Justiça estadual. Dentro do projeto está previsto a utilização de inteligência artificial para subsidiar o trabalho de juízes e servidores.