Quando a rotina se torna benéfica para manter a vida e o trabalho equilibrados
- 1369 Visualizações
- 20-05-2020
O hábito diário pode ser aliado no enfrentamento dos desafios do home office. Na reportagem da Série “Meu Trabalho em Casa”, a conciliadora Larissa Cavalcante revela que atua em casa como se estivesse no Juizado
O TeleTrabalho ganhou muita importância nas últimas semanas por conta do distanciamento social. Foi adotado por empresas e instituições públicas para evitar a proliferação do novo coronavírus. O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) determinou o sistema, desde 23 de março de 2020, a todas as unidades na Capital e no Interior.
Embora atuar em casa possa parecer cômodo, a medida exige dedicação e disciplina, a fim de não prejudicar o serviço, especialmente quando a atividade envolve mediação de conflitos. “Depois de acordar, tomo café, procuro uma roupa de trabalho confortável e organizo a mesa onde realizarei minhas tarefas. Evito ao máximo distrações externas e cumpro sempre o meu horário”, relata a conciliadora do 2° Juizado Especial Cível de Fortaleza, Larissa Cavalcante.
Ela explica que desde o início do home office tem procurado manter a disciplina para equiparar a vida em casa com a praticada no ambiente profissional. “Busco sempre pensar que estou no Juizado. Tento administrar tudo, determinando horário fixo e, após, faço outras atividades costumeiras, como estudos, leituras e exercícios físicos.”
A conciliadora confessa que encontrou dificuldades no começo da experiência, mas tem conseguido superar as adversidades. “Foi um pouco difícil a adaptação, pois é a primeira vez que estou realizando esse tipo de atividade e minha rotina mudou totalmente. Foi um impacto enorme a falta dos colegas e do ambiente de trabalho. Porém, devido ao momento que estamos passando, está sendo de grande valia esse sistema implementado, como também o apoio que o TJCE está dando aos colaboradores. Temos os dias de angústia, mas graças à tecnologia, conseguimos nos comunicar com amigos e familiares, tornando os dias mais leves.”
Apesar da situação, a servidora enxerga o futuro com otimismo. “Tem sido uma experiência desafiadora, e espero que em breve possamos todos retornar à rotina usual, levando conosco os ensinamentos que o distanciamento social nos trouxe.”
TRABALHO A DISTÂNCIA
A conciliação está sendo realizada por meio de videoconferência, na plataforma Webex, disponibilizada pelo Conselho Nacional de Justiça. O sistema promove todo o aparato para as partes, no sentido de acesso às sessões. Larissa Cavalcante elogia a ferramenta, que trouxe ganhos ao serviço judicial. “Um dos pontos mais relevantes foi em relação à produtividade, que no meu caso aumentou bastante após a implementação”, destaca.
Leia todas as reportagens da Série “Meu Trabalho em Casa”.