Público pode conferir exposição Rememorando com peças históricas do TJCE no Fórum Clóvis Beviláqua
- 25994 Visualizações
- 27-10-2023
A exposição “Rememorando – Resgatando o acervo do nosso Memorial”, com peças do acervo histórico do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), está oficialmente aberta a visitações a partir desta sexta-feira (27/10), até 19 de dezembro. A mostra é gratuita e pode ser conferida no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), na rua Des. Floriano Benevides Magalhães, 220, bairro Edson Queiroz, em Fortaleza, de segunda a sexta, das 9h às 17h.
A solenidade de abertura contou com a presença do presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes; do desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho, membro de Comissão da Gestão Memória do Judiciário estadual; da diretora do FCB, juíza Solange Menezes Holanda; das desembargadoras Maria Iraneide Moura Silva, Sílvia Soares de Sá Nóbrega e Jane Ruth Maia de Queiroga; e da juíza Regina Câmara.
O curador da Exposição, o designer Fábio Frota, informou que a seleção do material exposto, parte do acervo do TJCE, dividido em quatro momentos, que perpassam momentos marcantes da história do Judiciário estadual e brasileiro “As peças começam com o registro da instalação do Tribunal, em 1874, contemplados pelo Decreto Imperial nº 2.342, em 1873, assinado por Dom Pedro II. Depois, seguem cobrindo outros marcos, por fases, com as maquetes das três primeiras sedes do Tribunal de Justiça do Ceará; o manuscrito do projeto para o primeiro Código Civil brasileiro, redigido pelo jurista cearense Clóvis Beviláqua, ponto de destaque da mostra; a mobília de época que mostra a composição do Tribunal na década de 1930; e por fim, itens pessoais e de trabalho do jurista Clóvis Beviláqua, referência nacional e internacional para o Direito, junto com as galerias de honra dos ex-presidentes do Tribunal de Justiça do Ceará”.
Na exposição também é possível conferir documentos históricos, outras mobílias e a placa comemorativa pelo primeiro século do TJCE, em 1974. Para a servidora terceirizada Dayane Leão, a iniciativa é inspiradora. “É justamente isso o que eu acho lindo, conseguir reviver memórias e histórias. Vejo muita gente falando sobre se emocionar ao ver isso aqui. Fico feliz de poder estar aqui, pois a gente acaba aprendendo e gostando muito”.
A mostra faz parte das comemorações pelo aniversário de 150 anos de instalação do TJCE, que será dia 3 de fevereiro de 2024. O Tribunal de Justiça do Ceará foi criado acompanhado da instalação de outros seis tribunais: Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo, para se juntarem as quatro que já existiam na época: Bahia, Rio de Janeiro, Maranhão e Pernambuco.
SERVIÇO
Exposição “Rememorando – Resgatando o acervo do nosso Memorial”
Local: Fórum Clóvis Beviláqua – Rua Des. Floriano Benevides Magalhães, 220, Edson Queiroz, em Fortaleza
Data: de 27 de outubro a 19 de dezembro de 2023
Horário: Segunda a sexta, das 9h às 17h