Projudi agiliza movimentação de processos em Tauá
- 868 Visualizações
- 26-05-2009
O Processo Judicial Digital (Projudi), sistema que permite a realização de trâmites jurídicos on line, está contribuindo para agilizar procedimentos processuais no município de Tauá, a 344 km de Fortaleza. Desde o início do ano, já houve 8.723 movimentações de processos no Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) daquela comarca.
Implantado em julho de 2007 pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), por recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Projudi opera na parte cível dos juizados especiais da Capital e do interior, incluindo as seis Turmas Recursais na Capital. No JECC de Tauá, o sistema está no ar desde agosto do ano passado.
Somente este ano, o titular da unidade judiciária, juiz de Direito Michel Pinheiro, realizou 2.398 movimentações processuais. Atualmente, há 320 processos arquivados e 273 em tramitação pelo Projudi no JECC de Tauá ? estatística que inclui 17 casos sob análise das Turmas Recursais.
Para o juiz Michel Pinheiro, o expressivo número de movimentações e processos arquivados é resultado das facilidades do sistema digital. Como exemplo, ele cita que advogados cadastrados no Projudi podem receber intimações pela internet, economizando o tempo que seria necessário com a intimação feita por oficiais de Justiça.
Outro auxílio é dado pelos servidores do Juizado, que o ajudam a concluir os processos. Além disso, o magistrado destaca que despacha à noite e aos fins de semana, graças à possibilidade de acessar o Projudi da própria residência.