Conteúdo da Notícia

Projetos estratégicos em tecnologia, atendimento e combate à violência contra a mulher são destacados na reunião do Coex

Ouvir: Projetos estratégicos em tecnologia, atendimento e combate à violência contra a mulher são destacados na reunião do Coex

Os gestores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) participaram, nesta quarta-feira (25/09), da 17ª reunião do Comitê Executivo Estratégico (Coex) para apresentar os progressos das ações estratégicas do Poder Judiciário estadual na atual Gestão. O encontro foi conduzido pelo presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes.

O avanço do Judiciário cearense em tecnologia foi uma das pautas da reunião, com apresentação da Transcrição Automática de Linguagem por Inteligência Artificial (Talia), ferramenta de Inteligência Artificial (IA) entregue recentemente e já em uso pelas unidades administrativas e judiciais. Quanto aos robôs, 52 estão em funcionamento e seis em elaboração.

Destaque também para as iniciativas de enfrentamento à violência contra a mulher. Neste mês, quatro projetos do Judiciário cearense foram aprovados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como Boas Práticas no eixo temático “Combate à violência doméstica”, envolvendo desde a prevenção até o acompanhamento psicossocial das vítimas e dos indivíduos identificados como agressores, como o projeto “Paz no Lar”, que ainda foi segundo colocado no Prêmio Viviane Amaral. Já sobre o Programa de Lideranças Femininas, foram ressaltadas as mentorias.

No eixo atendimento, foi anunciada a implantação de mais uma Central de Atendimento Judicial (CAJ) na Comarca de Cedro, que ocorrerá nesta quinta-feira (26/09), e será a 29ª entregue pela atual Gestão do TJCE. Neste mês, outras seis CAJs entraram em funcionamento nas comarcas de Maranguape, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Crateús, Ipueiras e Pacajus. O objetivo é oferecer um serviço mais humanização ao cidadão.

Em infraestrutura, foram enfatizadas as melhorias em São Gonçalo do Amarante e reinauguração do Fórum de Ipueiras, além do início das obras de construção do novo Fórum de Quixeramobim, previsto para o próximo mês.

Estiveram presentes os juízes auxiliares da Presidência do TJCE, Marcelo Roseno, Rômulo Veras, Alexandre Sá e Ricardo Alexandre; a juíza auxiliar da Vice-Presidência do TJCE e cogestora do Programa de Fortalecimento Lideranças Femininas, Ana Cristina Esmeraldo; o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Gúcio Carvalho; e a diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Solange Menezes Holanda.

Além deles, participaram os secretários-gerais administrativos, Nilsiton Aragão e Sergio Mendes; os secretários de Administração e Infraestrutura, Pedro Ítalo Sampaio; de Planejamento e Gestão, Rafaella Lopes; de Gestão de Pessoas, Felipe Mourão; o servidor Moacir Medeiros, representando a Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin); o diretor negocial do Processo Judicial Eletrônico (PJe), Miguel Mota; o chefe da Assessoria de Comunicação, Ilo Santiago Jr; e o consultor jurídico Cristiano Batista da Silva; além da coordenadora-geral da Unidade de Gerenciamento do Programa de Modernização do Judiciário (Promojud), Roberta Jucá, e da gerente de estratégia, Renata Silveira Meneses.

Promojud