Projeto que incentiva auxiliares de serviços gerais à leitura recebe elogios ao iniciar nova turma no Fórum Clóvis Beviláqua
- 646 Visualizações
- 28-09-2023
O auditório Desembargador Floriano Benevides do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB) estava lotado para dar início a mais uma turma do projeto “Ler é Legal”, uma iniciativa voltada aos auxiliares de serviços gerais do Poder Judiciário cearense para promover a formação de leitores apaixonados e engajados. Além disso, amplia as perspectivas de conhecimento e crescimento pessoal. Através da leitura e da exploração de diversos temas, o projeto visa não apenas estimular o gosto pelas palavras, mas também fortalecer habilidades essenciais para a vida e o trabalho.
Essa é a expectativa de Erisson Alves de Oliveira, jovem que trabalha no FCB há algum tempo, mas é a primeira vez que participa do grupo. “Vim porque meus colegas falaram que é uma experiência muito boa, que a gente aprende mais coisas para o nosso cotidiano e como interagir melhor com as pessoas. Quero me comunicar de uma forma mais desenvolta, sou tímido”, revela o colaborador.
A metodologia utilizada envolve a seleção de textos; atividades de leitura e interpretação; realização de exercícios de interpretação textual; avaliação contínua com base na participação em discussões; exercícios de interpretação textual e produção de conteúdo; avaliação formativa para monitorar o progresso dos alunos ao longo do ano; reuniões periódicas para avaliar o andamento do projeto; registro das atividades e produções dos alunos ao longo do projeto; além da realização de uma exposição ou evento ao final do ano para compartilhar as realizações dos estudantes com a comunidade.
Quem já conhece não abre mão dos benefícios conquistados. Francisca Maria dos Santos Barbosa já está na 4ª turma de leitura e colhe ótimos frutos. “Sempre participo de todos os encontros e já consigo ler melhor. Agora, sempre que pego um livro já começo a soletrar e juntar as palavras. Minha filha diz pra eu continuar, já que não tive a oportunidade de estudar quando era mocinha, aí tô aproveitando”, conta Francisca, que dá o exemplo.
Os encontros ocorrem semanalmente, nas terças e quintas-feiras, das 14h às 15h30. Cada dia é destinado para um grupo diferente e cada encontro aborda um tema específico, com atividades variadas.
“A leitura nos proporciona muita coisa. Não só o conhecimento, mas essa viagem, esse mergulho, uma reflexão e, como existem os grupos, ainda possibilita a formação de vínculos de vocês entre si e com as facilitadoras. Eu desejo que esse novo momento do projeto seja extremamente proveitoso, como foram os demais. Que todos aproveitem esse momento e desfrutem dessa oportunidade”, incentiva a diretora do FCB, juíza Solange Menezes Holanda.
Segundo a chefe da Seção de Capacitação (Secap) do FCB, Thaís Barbosa de Oliveira Maia, o projeto “Ler é Legal” é uma oportunidade única para estes(as) auxiliares de serviços gerais mergulharem no universo das letras, do aprendizado e do crescimento pessoal. “Ao longo desses encontros, iremos cultivar o amor pela leitura, aprofundar conhecimentos essenciais e fortalecer habilidades fundamentais para vida e o trabalho. Juntos, vamos criar um ambiente de aprendizado colaborativo e inspirador, promovendo um futuro mais brilhante para cada participante”, disse a organizadora da ação.