Projeto que aproxima Justiça da sociedade beneficia 372 estudantes neste semestre
- 1050 Visualizações
- 16-06-2016
O projeto “O Fórum mais próximo da sociedade” levou, neste semestre, 372 estudantes para assistirem a palestras e julgamentos no Fórum Clóvis Beviláqua. Do total, 151 alunos são de quatro faculdades particulares e 221 de instituições de ensino médio, sendo 140 de duas escolas públicas e 81 de um colégio particular. Os números são da Seção de Capacitação (Secap) do Fórum, responsável pela iniciativa.
Nas dez visitas guiadas promovidas, três juízes e seis servidores debateram os temas “O papel do Poder Judiciário na construção da paz social” e “Argumentação e Contra-argumentação no Âmbito do Poder Judiciário”.
O coordenador do projeto, Sandro Veloso, avaliou que a iniciativa alcançou o objetivo de aproximar a comunidade estudantil do Judiciário cearense da 1ª instância. “Através do contato direto com servidores e magistrados, os alunos tiveram oportunidade de conhecer as estruturas físicas e o funcionamento do Fórum, as formas de acesso à Justiça e de solução de conflitos e as carreiras pertencentes e correlatas ao Poder Judiciário”, explicou. Para ele, contribuíram também para o êxito “a significativa quantidade e a diversidade de instituições visitantes e o considerável número de estudantes presentes nas visitações”.
Criado em abril de 2007, o projeto já beneficiou 2.862 alunos. Para programar visitas, professores ou coordenadores das instituições de graduação e de escolas particulares devem entrar em contato com a Secap pelo telefone 349.8060. Já para escolas públicas deverá ser feita por meio do agendamento anual de visitas, com a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc).