Projeto Fábrica Escola programa atividades para comemorar três anos de atuação
- 2976 Visualizações
- 05-04-2016
O projeto Fábrica Escola completou três anos de funcionamento nesse domingo, dia 3 de abril. Para marcar a data, está sendo programada uma série de ações que inclui oficinas, inauguração de painel fotográfico, casamento comunitário, coffee break e corte de cabelos dos reeducandos, entre outras ações.
Ao todo, 164 pessoas foram contempladas com a iniciativa, que se dedica a ressocializar e reintegrar à sociedade detentos dos regimes semiaberto e aberto, egressos do sistema prisional do Estado e seus familiares com humanismo, disciplina e trabalho.
Os reeducandos permanecem no projeto durante um período de seis a 18 meses, no qual cumprem carga horária média de oito horas por dia e expediente de um turno aos sábados e domingos. Eles recebem uma bolsa-salário (3/4 do salário mínimo), três refeições diárias, vale transporte, cesta básica, além de equipamentos para aprendizagem e produção de artigos.
O projeto é fruto de parceria entre Poder Judiciário, por meio das Varas de Execução Penal, Ministério Público, Defensoria Pública, Universidade Estadual do Ceará (Uece), Associação Cearense de Magistrados (ACM), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fundação Deusmar Queirós, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB/CE), Serviço Social do Comércio (Sesc) e outras instituições públicas e particulares.
Entre as atividades desenvolvidas na sede do Fábrica Escola estão artesanato, serigrafia, costura, fabricação de utensílios, culinária e serviços gerais. Além disso, os participantes podem ser encaminhados a oportunidades de trabalho em instituições parceiras.
O reeducando conta ainda com acompanhamento psicossocial, pedagógico e jurídico, além de participar de cultos ecumênicos. Por meio de convênios com o Sesc, recebe educação formal (Ensino Fundamental) no local e atendimento oftalmológico e odontológico externo. Os parentes têm atendimento psicológico e participam de cursos e confraternizações.
Uma das idealizadoras do projeto, a juíza Luciana Teixeira de Souza, titular da 2ª Vara de Execução Penal de Fortaleza, avaliou o trabalho realizado ao longo desses três anos. “Nós obtivemos um balanço bastante positivo. O Fábrica Escola é um projeto consolidado que tem feito a diferença na vida de várias pessoas, conseguindo assim, mudar o rumo de suas vidas. Nós enquanto seres humanos também nos transformamos acompanhando essas histórias”, ressaltou.
PROGRAMAÇÃO
DIA 06/04- QUARTA FEIRA
9h – Apresentação dos indicadores de gestão do projeto (parceria com o curso de Psicologia da UFC) – Relatório do Serviço de Psicologia;
DIA 07/04- QUINTA FEIRA
8h30 – Corte de cabelo dos reeducandos;
14h – Oficina Teatral: Humor nas Escolas – parceria com o Sesc – reservada aos reeducando, seus familiares e convidados;
DIA 08/04 – SEXTA FEIRA
Parceria com a Uece
8h – Abraço à Fundação Deusmar Queirós /Fábrica Escola – Teoria e Prática para a Vida, com a participação do Grupo Musical da Uece;
Pronunciamento da direção da casa e o testemunho de um reeducando;
8h30 – Inauguração de um Painel Fotográfico – Memórias do Projeto Fábrica Escola;
9h – Será servido um café/lanche aos convidados (coffee break);
10h – Oficina de Direitos Humanos – parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos de Fortaleza. Será apresentada pela coordenadora da Secretaria, Eunice Maria Holanda Siebra;
17h – 2º Casamento Comunitário – parceria com o Cartório Alencar Furtado (1º Ofício de Pacatuba). Cinco reeducandos irão se casar. A cerimônia será conduzida pelo juiz de Paz Francisco Alves da Silva, do citado cartório.
SERVIÇO
O Fábrica Escola tem sede na avenida Dom Manuel, nº 738, no Centro de Fortaleza. No local, há uma loja com artesanato produzido pelos beneficiados. Outra loja funciona na avenida da Abolição, nº 2433.