Projeto Esmec Artes realiza, nesta sexta-feira, homenagem ao Poeta Brandão
- 1451 Visualizações
- 30-06-2021
Considerando o papel fundamental da arte, principalmente em tempos de pandemia, e a sua importância para a disseminação do conhecimento, a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) promove, nesta sexta-feira (02/07), mais um projeto Esmec Artes, de modo completamente virtual. Homenageando o grande letrista e poeta da música cearense, Antônio José Soares Brandão, o sarau terá como tema “Um jeito de resistir! A poesia que não para de florar: uma homenagem ao Poeta Brandão”.
O evento artístico será aberto ao público e contará com a presença dos poetas Bruno Paulino e Alana Girão de Alencar, além do músico José Marcelo Holanda Melo. A poesia de Brandão será cantada pelos participantes, que também recitarão alguns de seus poemas, comprovando que a boa poesia – tal como os sonhos – não para de florar. A transmissão do sarau será através do Canal Esmec TJCE no Youtube, às 17h.
Poeta, compositor, arquiteto e artista plástico, o piauiense Brandão foi coautor de diversas canções de artistas da geração que ficou conhecida como Pessoal do Ceará, entre eles: Fagner, Ednardo, Rodger Rogério, Augusto Pontes, Fausto Nilo e Belchior, entre outros. Em maio de 2021, o poeta faleceu, em decorrência de uma pneumonia, e deixou um imenso legado para a música.
SOBRE OS ARTISTAS CONVIDADOS
Alana Girão de Alencar – nasceu em Fortaleza-Ce, em 1984. É poetisa, psicanalista, advogada. Autora dos livros: Trago do Verbo (2002), Poema Canção (2003), Nunca sei dizer Direito (2006), Detalhes da Alma de Alguém (2017) e Metáforas de uma Análise (2020).
Bruno Paulino – é natural de Quixeramobim e graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). O professor é autor das obras “A Menina da Chuva” (2016) e “Lá nas Marinheiras” (2013). Paulino é professor de língua portuguesa e narrador dos casos cotidianos. Utiliza o Sertão Central como substância para suas histórias. O poeta também já organizou antologias e eventos literários. Paulino é autor de “Pequenos Assombros” (2018), dedicado ao fantástico de cunho regionalista e que realiza pesquisa sobre Antônio Conselheiro.
José Marcelo Holanda Melo – é natural de Aracoiaba e graduado em Pedagogia pela Faculdade Latino Americana de Educação. Tem vasta experiência profissional no segmento musical. Integrante do Grupo Musical Quinteto Agreste, pelo qual atua como violonista, vocalista e compositor, já participou de diversos shows e festivais. É empresário, produtor, músico e cantor – da Marcelo Melo Produções Artística Ltda – em eventos sociais e corporativos.