Projeto do FCB leva colaboradores da Seção de Manutenção e Zeladoria à Biblioteca Estadual do Ceará
- 696 Visualizações
- 06-07-2023
Colaboradores da Seção de Manutenção e Zeladoria do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB) vivenciaram, na tarde dessa quarta-feira (05/07), uma experiência com arte, cultura e conhecimento. A equipe, que integra o projeto “Ler é Legal”, visitou a Biblioteca Estadual do Ceará (Bece). O grupo conheceu os setores de livros gerais e raros, periódicos, laboratório de conservação e restauro, leitura acessível, artes e iconografia, e ficaram sabendo como funciona o equipamento público.
Maria Linoana Soares Rocha Moura, uma das integrantes da turma, disse ter sido “surpreendida pelo acervo que encontrou. Eu jamais imaginei o material que existia de livros e jornais tão antigos. Foi uma experiência maravilhosa”.
Para João Paulo Rodrigues de Almeida, também beneficiado pelo projeto, a visita “realça muito o valor que nossa cidade tem. Esse acervo todo de conhecimento de graça e a gente não sabe. O passeio proporciona a inclusão das pessoas que têm uma rotina mais atribulada e não conseguem fazer essa ponte com o conhecimento”.
Professora do projeto, servidora Maria de Fátima Castro Cordeiro, explicou que a visita representou a “oportunidade de mostrar em uma biblioteca as leituras que são trabalhadas em sala de aula. A leitura é acessível”. Para ela, a iniciativa ajuda os alunos a “despertar o gosto pela leitura, mostrando que existe um espaço onde o acesso à leitura é garantido de forma gratuita. É muito importante para que a semente da leitura, que foi plantada durante o semestre, possa germinar e produzir frutos”, ressaltou.
PROJETO
De iniciativa da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua, o “Ler é Legal” surgiu em março de 2020. O projeto é conduzido pela Seção de Capacitação do Fórum e beneficia colaboradores da Seção de Manutenção e Zeladoria. Os participantes trabalharam com a leitura de textos, desenvoltura na leitura, entonação de voz, pronúncia das palavras, interpretação do texto e relação do texto com o cotidiano dos alunos. Até o momento, 44 colaboradores foram beneficiados com o projeto.