Projeto de preparação para aposentadoria tem início com palestra no Fórum Clóvis Beviláqua
- 1740 Visualizações
- 18-09-2017
O projeto “Aposentadoria: um novo começo”, uma iniciativa da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua em parceria com o curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor), teve início nesta segunda-feira (18/09), com a palestra “Ressignificando a Aposentadoria na Perspectiva do Ócio Criador”, no 1º Salão do Júri.
Ministrada pelo professor José Clerton de Oliveira Martins, doutor em Psicologia e pós-doutor em Educação para o Ócio, a palestra ressaltou a necessidade de romper com a visão que associa a ociosidade a valores negativos, passando a ver o tempo livre como um tempo útil e fecundo, em que se abrem “novas oportunidades de ser produtivo para si mesmo, de recriar a vida e de investir nos múltiplos talentos que cada um possui”.
A vice-diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Ijosiana Cavalcante Serpa, abriu o evento e destacou que essa iniciativa faz parte do Programa de Saúde Trabalhador (Prost), que contempla uma série mais ampla de ações, desenvolvidas pela gestão atual do Fórum, com o propósito de contribuir com a saúde e a qualidade de vida no ambiente de trabalho.
A coordenadora do projeto, professora Patrícia Passos, ressaltou que a sugestão de tratar do tema da aposentadoria surgiu a partir da escuta dos próprios servidores e recebeu total apoio do diretor do Fórum, juiz José Ricardo Vidal Patrocínio.
O projeto foi bem recebido também pelos servidores que compareceram à palestra. Foi o caso da técnica judiciária Rachel Girão, lotada na 30ª Vara Cível, para quem a fala do professor ajudou a traçar planos para o futuro.
“A gente se preocupa em saber como é que vai ser quando chegar o momento, o que a gente vai fazer depois. Eu mesma ainda não me aposentei porque não consigo me imaginar parada, sem produzir. Mas já estou me programando para que, quando eu precisar parar, possa aproveitar esse tempo para me dedicar mais a mim, a minha família, aos meus netos, porque a vida não se resume só ao trabalho”, disse.
A programação de palestras continua ao longo dos meses de outubro e novembro, trazendo os temas “Como se Preparar Financeiramente para a Aposentadoria” (03/10), “Aspectos Teóricos e Previdenciários da Aposentadoria” (17/10), “Qualidade de Vida na Aposentadoria Começa pela Alimentação” (31/10), “Viva a Vida de Forma Criativa” (07/11).
Serão oferecidas ainda Oficinas de Projeto de Vida, que consistem em encontros semanais de reflexão e sensibilização, nos quais os servidores em vias de se aposentar são estimulados a elaborarem seus projetos de vida pessoal e profissional, traçando perspectivas para um futuro feliz, ativo e saudável.
O Programa de Saúde do Trabalhador (Prost) tem como objetivo favorecer o desenvolvimento de relações saudáveis no ambiente de trabalho e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos servidores lotados no Fórum e Juizados Especiais de Fortaleza.
Além do projeto “Aposentadoria: um novo começo”, já foram realizadas Oficinas de Planos de Ação nas Secretarias Judiciárias de Primeiro Grau (Sejud’s I, II e III) e, a partir de outubro, serão oferecidas Oficinas de Liderança para os gestores dessas unidades. Está em andamento também uma pesquisa para levantamento de riscos de adoecimento no ambiente de trabalho, para elaboração de cartilha e outras ações preventivas.