Conteúdo da Notícia

Projeto da Diretoria do Fórum já permitiu baixar mais de 6,5 mil ações das Varas da Fazenda Pública

Projeto da Diretoria do Fórum já permitiu baixar mais de 6,5 mil ações das Varas da Fazenda Pública

Ouvir: Projeto da Diretoria do Fórum já permitiu baixar mais de 6,5 mil ações das Varas da Fazenda Pública

O projeto “Saneamento dos Dados dos Sistemas Processuais” já permitiu baixar 6.583 processos das Varas da Fazenda Pública de Fortaleza, reduzindo em mais de 13% a taxa média de congestionamento das unidades. A iniciativa, da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua, teve início em abril deste ano.

O objetivo é finalizar as ações que, mesmo já tendo sido julgadas, ainda aguardavam algum procedimento para serem retiradas dos índices de congestionamento. Para auxiliar a tarefa, foi montado um Grupo de Trabalho para atuar exclusivamente no projeto, no período de 29 de abril a 11 junho de 2013.

Segundo o secretário executivo da Diretoria do Fórum, Wilton Bessa, o mais importante é que as próprias unidades judiciárias deem continuidade ao trabalho. “É preciso desenvolver a cultura do trabalho com foco em resultado. E, no caso das varas, o principal resultado a ser buscado é a redução da taxa de congestionamento, pois ela mede a efetividade da Justiça”.

Por esse motivo, várias medidas estão sendo desenvolvidas para sensibilizar e capacitar os servidores sobre a importância do saneamento. Já foram promovidas reuniões com juízes e diretores de secretaria das Varas da Fazenda Pública, para dar orientações e esclarecer eventuais dúvidas.

Além disso, cada unidade designou um servidor para acompanhar a atuação do Grupo de Trabalho. A ideia é que, posteriormente, eles possam repassar a metodologia para os demais integrantes. “Os gestores começam a perceber melhor a dinâmica da tramitação dos processos, sabendo os passos necessários para obter efetivos resultados”, afirma Wilton Bessa.

BENEFÍCIOS

Com essas iniciativas, a Diretoria do Fórum auxilia as varas no cumprimento das metas propostas pelo Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Contribui também para dar motivação aos servidores e permitir maior celeridade à prestação jurisdicional. “A autoestima da equipe melhora quando os resultados são percebidos”, avalia o secretário executivo.

EXPANSÃO

Após a conclusão dos trabalhos nas Varas da Fazenda Pública, prevista para 11 de junho, será feita avaliação da metodologia aplicada e dos resultados alcançados, para eventuais adequações. Em seguida, o projeto será expandido para as demais varas do Fórum.