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Projeto da Corregedoria Geral da Justiça promove 240 atendimentos em um ano de atividade

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Em um ano de funcionamento, o projeto ?Atendimento com Eficiência?, da Corregedoria Geral da Justiça do Ceará (CGJ), registrou 240 manifestações. A iniciativa tem como objetivo oferecer solução rápida e prática a quem procura a CGJ, que tem à frente a desembargadora Edite Bringel Olinda Alencar.
Segundo a diretora geral da Corregedoria, Ana Lúcia dos Santos Nogueira, as demandas que envolvem expedição de alvará e situação processual simples são despachadas na hora pelas secretarias onde tramitam os referidos processos, por telefone ou e-mail.
Ela explicou ainda que, quando a parte solicita o atendimento, a equipe que atua no projeto entra em contato com o departamento reclamado, colhe as informações necessárias e retorna para prestar os devidos esclarecimentos. ?Atuamos como órgão intermediador, pois muitas vezes os problemas são de fácil solução e, por meio de uma conversa simples, conseguimos resolver na hora?, disse.
O ?Atendimento com Eficiência? possibilita também a solução de questões de pessoas que não se encontram no Estado. Por meio do correio eletrônico, a parte comunica ao órgão, que documenta a solicitação de acordo com a Resolução nº 135 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
É o caso de um advogado do Rio do Janeiro, que há quatro meses tentava resolver demanda relativa à transferência de um veículo. Por e-mail, ele contatou a direção geral da CGJ e teve a questão solucionada no mesmo dia.
Economia
O projeto ?Atendimento com Eficiência? também tem resultado em economia de gastos. Atualmente, usa-se o ?malote digital?. A diretora geral explica que muitos documentos são enviados por e-mail, economizando tempo e dinheiro com a remessa pelo correio convencional.
A iniciativa tem ajudado ainda no recambiamento de presos recolhidos em presídios de outros Estados, mas que respondem a processos na Justiça cearense. A CGJ faz a intermediação da comunicação até que seja expedido o ofício para a transferência do detento.