Projeto “Caminho da Visibilidade” do TJCE é referência para outros estados do país
- 851 Visualizações
- 09-11-2023
O projeto “Caminho da Visibilidade” do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) vem ganhando notoriedade em outros estados do Brasil. Nesta quinta-feira (09/11), o deputado estadual do Rio de Janeiro, Danniel Librelon, veio ao Fórum Clóvis Beviláqua (FCB) para conhecer a iniciativa que busca facilitar o acesso de pessoas em situação de rua aos serviços da Justiça.
Ele foi recepcionado pela idealizadora da iniciativa, juíza Sônia Abreu, titular da 1ª Vara de Registros Públicos de Fortaleza. Durante a visita, os gestores discutiram sobre forma de dar dignidade à população em vulnerabilidade social em todo o Brasil, tendo em vista que esse público tem muitas demandas referentes ao Judiciário, como processos em andamento, uso de tornozeleira eletrônica, endereço para recebimento de documentos judiciais e até o acesso aos direitos de cidadania foram debatidos.
O parlamentar, após apresentar ações realizadas no Rio de Janeiro que estão alinhadas com o projeto do Judiciário cearense, elogiou a iniciativa e do TJCE e afirmou que pretende disseminar a prática nacionalmente. Já a magistrada disse que “esse trabalho é uma realização para mim pois, cada vez que fazemos uma ação, sei que temos o propósito de ajudar muitas pessoas”.
O trabalho, que já beneficiou mais de 1600 pessoas, é realizada por meio do Comitê Multissetorial para Promoção de Políticas Públicas Judiciais de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e suas Interseccionalidades (PopRuaJud), presidido pela desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes.