Programa Ronda da Família será instalado na Comarca de Maracanaú
- 1144 Visualizações
- 11-06-2015
O Município de Maracanaú (Região Metropolitana de Fortaleza) recebe, nesta sexta-feira (12/06), o programa Ronda da Família. A solenidade acontece a partir das 9h, no auditório do Fórum de Maracanaú, localizado na rua Edson Queiroz, s/n, no bairro Antônio Justa.
A iniciativa será coordenada pela 3ª Vara Criminal de Maracanaú, que tem competência para julgar crimes que envolvam violência doméstica. A titular da Vara, juíza Janayna Marques de Oliveira e Silva, explica que o elevado número de medidas protetivas solicitadas por mulheres do município estimularam a criação do programa. “Nós emitimos as medidas, mas sentimos falta de saber se elas estão sendo cumpridas de fato”, diz.
Semelhante ao Ronda Maria da Penha, que já funciona em Fortaleza desde março deste ano, o Ronda da Família fará visitas semanais aos lares de mulheres vítimas de violência doméstica para acompanhar se as medidas protetivas impostas aos agressores estão sendo cumpridas. O acompanhamento será realizado por equipe composta por dois guardas municipais, dois policiais militares e um servidor do Poder Judiciário.
Os agressores também serão acompanhados e orientados pelo grupo. Em caso de descumprimento das medidas judiciais, especialmente nos casos provocados pelo uso de drogas ou álcool, o homem será encaminhado para tratamento na rede de assistência social disponibilizada pelo município. “O programa visa garantir não só o cumprimento das medidas protetivas, mas também encaminhar o agressor para que ele seja tratado e essa violência não volte a se repetir”, ressalta a magistrada.
O Ronda da Família é fruto de uma parceria entre o Governo Municipal de Maracanaú, por meio da Guarda Municipal e da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, juntamente com a Polícia Militar, Conselho da Mulher, Delegacia da Mulher e 3ª Vara Criminal do Fórum de Maracanaú.