Professores e alunos da Estácio destacam importância do projeto “Justiça na Sala de Aula”
- 1254 Visualizações
- 30-08-2018
O Centro Universitário Estácio (campus Moreira Campos) recebeu a quarta e última concertação do projeto “Justiça na Sala de Aula” na manhã desta quinta-feira (30/08). A capacitação foi promovida pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR) e Universidade Aberta do Nordeste (Uane).
A concertação (aula) foi ministrada pelo professor da Estácio, Gustavo Brígido, que também foi o coordenador de conteúdo do projeto. Ele informou que os temas foram definidos a partir de diálogos com o Tribunal de Justiça, com base nas principais demandas, a exemplo de conciliação e mediação, infância e juventude, direito do consumidor e direitos fundamentais.
A professora das disciplinas Direito do Trabalho, Consumidor e Processo Penal, Josemara de Maria Saraiva Ponte, destacou a importância da capacitação para os alunos e à sociedade. “Não há forma melhor de democratizar o ensino do que trazer as instituições e fazer com que os alunos sejam multiplicadores do conhecimento. Esse curso deve ser levado para as demais escolas e universidades, pois é muito valioso. O TJ está de parabéns. Que outras iniciativas como essas possam ser disseminadas para tirar a visão deturpada de que o Tribunal fica distante de todos”, recomendou.
A estudante do curso de Direito e estagiária na Comarca de Cascavel, Lúcia Helena Evangelista da Silva, também elogiou. “O curso foi ótimo para conhecermos melhor o Tribunal, pois a prática é muito diferente do que aprendemos em sala. A oportunidade foi excelente para mim, tanto em trabalhar no Tribunal como em participar dessa capacitação”, reconheceu.
O “Justiça na Sala de Aula” contemplou ainda curso, na modalidade Educação a Distância (EaD) e publicação de 12 fascículos e 12 videoaulas de abril a julho deste ano. A proposta é aproximar o Judiciário estadual da sociedade. A capacitação, gratuita, promoveu a qualificação de professores, pedagogos e gestores em educação, além dos demais públicos interessados.