Conteúdo da Notícia

Prisão de prefeito leva tranquilidade à cidade

Ouvir: Prisão de prefeito leva tranquilidade à cidade

Política
17.05.11
Desembargadora Francisca Adelineide Viana decretou prisão do prefeito de Nova Russas (SARA MAIA)
O prefeito do município de Nova Russas, Marcos Alberto Martins (PSC), continua preso na Delegacia de Capturas da Polícia Civil, em Fortaleza, deste a última sexta-feira. Lá, no dia seguinte à prisão do chefe do Executivo, se apresentaram e também encontram-se detidos o Chefe de Gabinete do Município, Astrogildo Mendes, e o secretário de Obras e Urbanismo, Marcilon Ferreira. Enquanto isso, naquele município distante 316 km de Fortaleza, populares ouvidos por O POVO se dizem mais ?tranquilos? .
Acusado de crime contra a administração pública, motivo pelo qual estava afastado do cargo desde o dia 18 de abril, Marcos Alberto teve a prisão decretada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE) na última terça-feira, 10, e ficou foragido por três dias. Após esse período, o prefeito foi localizado e preso pela polícia Federal em um condomínio de luxo na Praia do Porto das Dunas, em Aquiraz.
?Acho que isso custou a acontecer. A gente sabe dos mandos e desmandos que estavam sendo feitos. Sabemos que em toda prefeitura as pessoas roubam, mas não tão descaradamente?, afirmou uma funcionária da Prefeitura que não quis se identificar. ?As pessoas estão mais tranquilas . Antes elas tinham medo até de falar com ele (Marcos Alberto), que nem postura de prefeito tem?, concluiu.
Na cidade, que agora encontra-se sob o comando do vice, Paulo César Evangelista (DEM), está tudo ?correndo normal?, segundo outro morador, que também pediu para não ser identificado. ?Ele é uma pessoa que ludibria inclusive os seus. Teve gente que só teve ciência de que estava sendo processada quando recebeu voz de prisão?, diz.
?Briga de gente grande só quem entende são eles. A Justiça é quem deve resolver isso aí?, disse Francisco Lopes, 35, morador da Cohab. ?Pague quem dever. Se não deve, amanhã ou depois será ouvido?, resumiu o aposentado João Alves, 72, residente do Centro.
De acordo com promotor Eloilson Landim, que ingressou no TJ-CE com o pedido de prisão do prefeito, ele também responderá por supostas fraudes cometidas em sua administração perante a Câmara Municipal de Nova Russas. Os vereadores aprovaram, no último dia 2 de maio, a formação de uma Comissão Processante para apurar as denúncias.
Ainda segundo o promotor, somente ontem a prisão do prefeito foi comunicada oficialmente ao TJ-CE, que deverá fazer a transferência para outro lugar.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Acusado de crime contra a administração pública, o prefeito de Nova Russas, Marcos Alberto Martins, encontra-se detido desde a última sexta-feira. Seu nome está envolvido em escândalos desde novembro de 2010
ENTENDA O CASO
Toda a crise envolvendo o nome do prefeito Marcos Alberto Martins (PSC) começou no dia 22 de novembro, quando, através da ?Operação Província?, a Polícia Federal decretou a prisão do empresário Raimundo Morais Filho, que era acusado de desviar R$ 300 mil de prefeituras cearenses, por meio de licitações fraudulentas, inclusive no município de Nova Russas.
Por este motivo, o Ministério Público Estadual (MPE) ingressou com a primeira ação civil pública de improbidade administrativa, resultante da operação, contra o prefeito da quele município. A ação pedia o afastamento e a indisponibilidade de bens do prefeito e indiciava outras 17 pessoas, dentre elas quatro servidores públicos e seis empresários.
Na ocasião, Marcos Alberto, negou qualquer envolvimento no esquema de desvio de dinheiro público e se disse vítima do empresário Raimundo Morais Filho.
Ainda em dezembro de 2010, Marcos Alberto foi afastado do cargo pela primeira vez, por decisão do juiz da 2ª Vara da Comarca de Nova Russas, Daniel Carvalho, que acatou as denúncias do MPE, que o acusava de improbidade administrativa.
Um dia depois, então presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE), o desembargador Ernani Barreira, concedeu uma liminar ao prefeito, revogando a decisão do juiz e reconduzindo Marcos Alberto ao cargo.
No dia 18 de abril, por decisão do novo presidente do TJ-CE, Arísio Lopes, foi cassada a liminar que o mantinha o prefeito no cargo e ele foi afastado pela segunda vez. Na ocasião. o vice-prefeito, Paulo César Evangelista (DEM), assumiu a Prefeitura.
O prefeito recorreu da decisão ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), sem sucesso. Na ocasião, o presidente do STJ, ministro Ari Pargendler, decidiu, no dia 27 de abril, manter o prefeito afastado do cargo.
Na última terça-feira, 10, o TJ-CE decretou a prisão do prefeito. Em defesa do Patrimônio Público, a desembargadora Francisca Adelineide Viana determinou a prisão do prefeito e de mais 21 pessoas, dentre elas, quatro secretários do município.
Foragido por três dias, o prefeito foi localizado e preso pela Polícia Federal, na última sexta-feira, em um condomínio de luxo na Praia do Porto das Dunas, em Fortaleza.
Thiago Paiva
thiagopaiva@opovo.com.br
Tags | Nova Russas | prefeito | prisão |