Conteúdo da Notícia

Principais ações da Justiça estadual são destaque em edição especial do “Judiciário em Evidência”

Principais ações da Justiça estadual são destaque em edição especial do “Judiciário em Evidência”

Ouvir: Principais ações da Justiça estadual são destaque em edição especial do “Judiciário em Evidência”

As principais ações da Justiça cearense em 2015 são destaque em edição especial do “Judiciário em Evidência”. Entre as realizações da atual gestão, que tem à frente da desembargadora Iracema Vale, estão medidas para reduzir o acervo e acelerar o trâmite de processos, tornando a prestação dos serviços cada vez mais eficiente.
O “Mutirão de Negociação Fiscal”, realizado entre os dias 24 de setembro e 2 de outubro em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza, foi uma das iniciativas. A mobilização gerou uma redução de 10% no volume processual das Varas de Execução Penal da Capital. Outro destaque são os mutirões para reduzir os processos de crimes dolosos contra a vida, que tramitam nas Varas do Júri, além da Semana Nacional da Conciliação.
Também este ano foi implementado o Programa de Monitoramento da Taxa de Congestionamento que, além de medir o volume de processos acumulados, inclui a capacitação de servidores e o acompanhamento periódico das informações por unidade judiciária. A implantação da Vara Única de Audiências de Cudstódia de Fortaleza, ocorrida no dia 21 de agosto, é mais um assunto abordado no programa.
O “Judiciário em Evidência” ainda mostra os projetos voltados para a ressocialização de apenados e egressos do sistema carcerário, assim como as iniciativas para reduzir o número de processos relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher.
A edição especial apresenta também reportagem sobre o trabalho desempenhado pelos juízes leigos, que estão atuando nos Juizados Cíveis e Criminais e da Fazenda Pública. Tem ainda os cursos e projetos sociais promovidos pela Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) e as ações voltadas para crianças e adolescentes em situação de acolhimento.
O programa será veiculado neste sábado (26/12), às 18h30, na TV Assembleia; no domingo (27/12), às 12h15; e na segunda-feira (28/12), às 14h30, na TV Fortaleza. Haverá ainda reprises nos dias 2, 3 e 4 de janeiro nos respectivos horários e emissoras.
CANAIS
TV Assembleia – canal 30 aberto e Multiplay
TV O Povo – canais 48 aberto e 23 da Multiplay
TV Fortaleza – canais 6 da Multiplay e 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).
O programa também fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.