47 pretendentes à adoção concluem curso preparatório no Fórum Clóvis Beviláqua
- 972 Visualizações
- 22-10-2019
Um total de 47 pessoas, entre casais e solteiros, concluíram nesta terça-feira (22/10) o Curso Preparatório Psicossocial e Jurídico para Pretendentes à Adoção, no Fórum Clóvis Beviláqua. A capacitação, promovida pelo Juizado da Infância e Juventude de Fortaleza, é etapa obrigatória para habilitação no Cadastro Nacional de Adoção (CNA).
Para o casal Fábia e Alfeu Silva, a participação no curso é muito importante. “Quando se conversa pela primeira vez sobre adoção, não se faz ideia do que tem por trás, do que está envolvido, não é só você ir lá e buscar uma criança”, disse ela. Já Alfeu destacou que a capacitação provê a preparação necessária aos futuros pais. “Quem não conhece a realidade realmente sente um impacto em relação à legislação envolvida, a situação das crianças, o processo para ser habilitado no cadastro. Mas tudo isso é importante para seguir em frente”, afirmou.
O treinamento abordou os aspectos jurídicos e psicossociais do tema, além da adoção tardia. Os assuntos foram ministrados por equipes da 3ª Vara da Infância de Fortaleza, do Cadastro de Adoção e de grupos de apoio.
Na ocasião, também houve a participação de pretendentes que já passaram pela capacitação, para que pudessem apresentar suas experiências. “Quando estávamos sentados assistindo às aulas tudo parecia tão distante. Mas não foi. Fizemos o curso em dezembro do ano passado e em julho conhecemos as meninas”, relatou Tatiana Rocha que, junto com o marido Tomé da Silva, estão concluindo a adoção de três irmãs.
Ela acrescentou ainda que “é preciso ter fé em Deus e seguir todo o caminho, que pode parecer longo, mas é necessário, porque estamos falando de vidas”.
Para participar do curso, é necessário estar previamente inscrito na Seção de Cadastro, localizada no Fórum. A fase seguinte será a avaliação psicossocial, com entrevistas e visitas domiciliares. Os telefones para mais informações são: (85) 3278-3578 ou 3278-7701.