Presidente do TJCE visita Horizonte e Itaitinga e instala novas varas
- 2705 Visualizações
- 24-07-2018
Horizonte e Itaitinga foram contempladas com novas varas na manhã desta terça-feira (24/07). As comarcas que tinham apenas uma unidade judiciária passam a contar com duas.
Acompanhado de autoridades locais durante a instalação das varas, o presidente do TJCE, desembargador Gladyson Pontes, explicou que a instalação faz parte do planejamento formulado no início da gestão. “Todas essas comarcas que estão recebendo unidades é porque a demanda justificava. Havia necessidade de reestruturar o Judiciário para melhor servir à sociedade. Estamos satisfeitos com o que está sendo construído.”
O diretor do Fórum de Horizonte, juiz Erik Omar, destacou que “há muito tempo a Comarca necessitava dessa 2ª Vara, por conta do volume de processos”. Ele explicou que a atuação de mais um magistrado ajudará a “melhorar o atendimento ao público e a realização de audiências”.
Segundo o juiz Gladyson Filho, titular da nova unidade, a Comarca há algum tempo precisava de ampliação na estrutura. “Tem tudo para melhorar, porque um juiz a mais facilita o trabalho, além de mais servidores. Assim, teremos mais celeridade, que é tudo que o cidadão quer do Judiciário.”
Para o juiz Ricardo Barreto, respondendo pela 2ª Vara de Horizonte, a divisão de trabalho entre as duas unidades vai dar mais agilidade ao julgamento de ações, seja de natureza criminal ou cível. “Isso significa uma melhor prestação jurisdicional para a sociedade.”
O prefeito de Horizonte, Francisco César de Sousa, ressaltou a importância da nova unidade. “Apesar de ter apenas 30 anos de existência, a cidade teve um crescimento acelerado. Com a chegada da 2ª Vara, o Judiciário pode acompanhar essa velocidade de crescimento e desenvolvimento.”
Já em Itaitinga, o diretor do Fórum, juiz Christiano Sibaldo, disse que a instalação da segunda unidade representa grande avanço, “não só para o jurisdicionado de Itaitinga, mas para todo o Estado do Ceará”. Ele explicou a nova vara dará mais rapidez ao andamento de feitos criminais.
Segundo a juíza Danielle Estevam Albuquerque, titular da 2ª Vara de Itaitinga, o momento é histórico para a população, que, “com certeza, vai ter uma prestação jurisdicional mais célere. Meu compromisso é somar o meu trabalho com o do meu colega para que possamos prestar um serviço mais rápido e eficiente à população”.
Cícero Bezerra Viana, procurador do Município, afirmou que o “trabalho que o Tribunal realiza é extraordinário para a sociedade, porque vai viabilizar maior rapidez no atendimento processual”.
Confira fotos da instalação em Horizonte e em Itaitinga.