Presidente do TJCE recebe Associação dos Jovens Advogados de Fortaleza
- 2437 Visualizações
- 25-07-2023
O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes, recebeu, nesta terça-feira (25/07), a visita do presidente da Associação dos Jovens Advogados de Fortaleza e Regiões do Ceará (Ajaforte), Luccas Conrado, e da vice-presidente da entidade, Júlia Filizola. Na ocasião, eles reconheceram os avanços de produtividade do Poder Judiciário estadual durante o primeiro semestre deste ano.
“Os números já mostram”, afirmou o o advogado Lucas Conrado. Para a advogada Júlia Filizola, entre os destaques estão os processos envolvendo crimes dolosos contra a vida. “Percebemos muitos júris nesses últimos meses”, destacou Júlia Filizola.
Segundo presidente do TJCE, diversas iniciativas têm contribuído para agilizar a quantidade de julgamentos, como o programa Tempo de Justiça, parceria entre Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, com apoio técnico do Governo estadual e Perícia Forense do Ceará (Pefoce). “Queremos que as famílias das vítimas tenham uma resposta célere para esses crimes que têm autoria identificada e estamos também priorizando os casos envolvendo feminicídio”.
O desembargador ainda falou sobre a atuação do Núcleo de Produtividade Remota (NPR), responsável pelo julgamento de 18.147 processos de fevereiro a junho deste ano. O grupo, formado por 33 juízes, além de servidores e estagiários de pós-graduação, atende as unidades que estão passando por reestruturação; as que possuem demanda de 50% acima da média por magistrado; as que possuem alto volume de processos da competência cível dos Juizados Especiais; além das unidades que atuam no cumprimento das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para este ano. Outro assunto abordado na reunião foi o a contratação da consultoria da empresa Ernst & Young, com foco em aprimorar e humanizar o atendimento oferecido às partes e aos advogados.