Presidente do TJCE e diretora do Fórum recebem Medalha Desembargador Valdetário Pinheiro Mota
- 2805 Visualizações
- 06-12-2022
A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, e a diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo, receberam, nesta terça-feira (06/12), a Medalha Desembargador Valdetário Pinheiro Mota. A comenda foi entregue pelo presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), juiz Daniel Carvalho Carneiro.
No discurso de agradecimento, a presidente do Tribunal lembrou da trajetória do desembargador Valdetário Mota, que esteve à frente da ACM entre 1964 e 1966. “Magistrado desde 1939, foi juiz de Direito de diversas Comarcas como Mauriti, Cedro, Lavras da Mangabeira e Juazeiro do Norte, tendo deixado sua marca por onde passou. Posteriormente, em Fortaleza, trabalhou também em zonas eleitorais, servindo como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral. Em 1967, foi nomeado Desembargador. Receber medalha com este nome, por si só, já é uma grande alegria”, afirmou a desembargadora.
A chefe do Judiciário cearense lembrou dos desafios enfrentados pela Gestão 2021-2023, período em que os obstáculos “não apenas testaram nossa resiliência, pelo contrário, fortaleceram em nós, como grupo, os valores que mais prezamos: o humanismo, a solidariedade, o compromisso com o serviço público eficiente, a vontade de fazer melhor, a capacidade de nos ajudarmos uns aos outros e de ouvir para decidir”.
Acrescentou, ainda, que “o reconhecimento dos meus pares neste dia renova em mim a satisfação de dizer que sou uma magistrada em constante aprendizado, pois o contato com novas experiências e com meus colegas sempre agrega valor ao que faço”.
Para a juíza Ana Cristina Esmeraldo, “foi com agradável surpresa e com incontida emoção que recebi o anúncio dessa medalha que muito me honra, pois tive meu nome e, especialmente, meu trabalho no Fórum, lembrado pelos meus colegas como digno de receber essa condecoração, por ter prestado relevantes serviços à nossa classe, que é a essência da Medalha Desembargador Valdetário Pinheiro Mota, é realmente especial e muito gratificante, além de verdadeiramente encorajador”.
A diretora do FCB ressaltou que “coincidir essa honraria com o final da minha segunda Gestão à frente da Diretoria do Fórum também é algo que confere aquele sabor especial de tarefa executada, de dever cumprido. E, ainda mais, dividir esse momento com a presidente Nailde, que tanto tem feito para fortalecer a magistratura, notadamente a magistratura feminina, contribuindo para a defesa da mulher em todos os espaços, na ocupação de lugares de decisão, na formação de novas lideranças femininas, no enfrentamento da violência doméstica, no engajamento de todos e todas na construção de um Poder Judiciário moderno e também mais humanizado, dignifica mais, para mim, essa comenda”.
RECONHECIMENTO
Segundo o presidente da ACM, a comenda está prevista no Estatuto da Associação. O juiz Daniel Cordeiro explicou que os nomes foram escolhidos pelo Conselho Executivo porque “tanto a desembargadora Nailde como a juíza Ana Cristina prestaram serviços relevantes não apenas à magistratura, como também ao jurisdicionado”.
Ainda durante a solenidade, a desembargadora Graça Quental enalteceu as qualidades das homenageadas. “Duas grandes mulheres que realizam o trabalho com democracia, coletivamente, e tendo como força motriz o diálogo para oferecer à sociedade uma prestação jurisdicional de modo mais eficiente. Trabalham com gestão, em grupo, semeando o dinamismo, a competência, o acolhimento, a firmeza, a tolerância, a ética e o respeito”.
Na ocasião, além da medalha, as homenageadas receberam buquê de rosas. As juízas Ricci Lôbo, diretora de Comunicação Social da ACM, e Leopoldina de Andrade Fernandes, 2ª tesoureira da Associação, fizeram a entrega para a presidente do TJCE. Já os juízes Alisson do Vale Simeão, diretor de Assuntos Educacionais e Culturais, e Raimundo Deusdeth Rodrigues Júnior, titular da 2ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, participaram da entrega do buquê para a diretora do Fórum.
Entre as autoridades presentes, os desembargadores Abelardo Benevides Moraes, atual vice-presidente do Tribunal e presidente eleito para o biênio 2023-2025; Paulo Airton Albuquerque Filho, corregedor-geral da Justiça; e Heráclito Vieira de Sousa Neto, vice-presidente eleito para a próxima gestão.
Para ver mais foto clique na GALERIA.