Conteúdo da Notícia

Pré-universitários visitam o Fórum e participam de palestra sobre orientação vocacional

Pré-universitários visitam o Fórum e participam de palestra sobre orientação vocacional

Ouvir: Pré-universitários visitam o Fórum e participam de palestra sobre orientação vocacional

A Seção de Capacitação (Secap) do Fórum Clóvis Beviláqua realizou, nessa quarta-feira (24/05), palestra sobre orientação vocacional para alunos participantes do programa “O Fórum mais Próximo da Sociedade”. O objetivo é ampliar a visibilidade do Poder Judiciário, prestando esclarecimentos sobre suas principais funções e atividades.
Foram beneficiados estudantes do ensino médio, do colégio Lourenço Filho, que assistiram à palestra ministrada pelo promotor de Justiça, Edson Landim, com enfoque na orientação vocacional. Além de falar sobre as diferentes profissões e sobre a importância do teste vocacional, o promotor explicou como funciona o Poder Judiciário. Os educandos também tiveram a oportunidade de acompanhar julgamentos no Tribunal do Júri e conhecer as instalações do Fórum.
Visando o direcionamento vocacional, o promotor destacou para os alunos a seguinte explanação: “Somos do tamanho dos nossos sonhos. Se você sonha pequeno, será pequeno, se sonha alto, será maior. Para isso, você não depende de ninguém, apenas de si mesmo”.
De acordo com a chefe da Seção de Capacitação, Adriana Albano da Rocha, o projeto consiste em uma ação de responsabilidade social. “É uma oportunidade de mostrar os serviços oferecidos pela Justiça para a população”, afirmou.
As visitas são sempre direcionadas para alunos do ensino médio, com enfoque na orientação vocacional, e para universitários, geralmente dos cursos de Direito ou Psicologia, que desejam aprimorar o conhecimento acerca da Justiça.
Somente no mês de maio, 273 alunos tiveram a oportunidade de participar do programa. Desde o ano em que foi implantando, já foram beneficiados mais de 4.500 estudantes do ensino médio e graduação. Atualmente, o projeto foi integrado ao Programa Justiça e Cidadania, que desenvolve iniciativas de divulgação das ações desenvolvidas pelo Poder Judiciário.
Para participar do programa, as instituições (públicas ou privadas) interessadas devem entrar em contato com a Secap para agendamento, através do e-mail secap@tjce.jus.br ou do telefone (85) 3492.8060.
A Secap fica instalada no Fórum Clóvis Beviláqua (órgão do Tribunal de Justiça do Ceará), localizado na rua Desembargador Floriano Benevides Magalhães, 220, bairro Edson Queiroz.