População que frequenta prédios do TJCE terá acesso à internet sem fio e gratuita em todas as comarcas do Estado
- 2217 Visualizações
- 05-07-2023
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) iniciou os trabalhos de melhoria e ampliação do serviço de internet sem fio, que passará a contemplar todas as comarcas do Estado. O objetivo da iniciativa, que integra o projeto de Modernização Tecnológica do Poder Judiciário, é dotar as unidades judiciárias e administrativas da Capital e do Interior com rede Wi-Fi moderna, com grande capacidade, acessível e gratuita aos públicos interno e externo.
O presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, ressalta a importância da iniciativa. “Essa medida representa um grande avanço para o Tribunal de Justiça porque beneficia toda a população que se dirige aos prédios do Judiciário com o uso da rede de Wi-Fi gratuita”.
Segundo a secretária de Tecnologia da Informação do Tribunal, Denise Norões, 652 aparelhos serão instalados nos próximos meses em todo o Estado. Os trabalhos começaram, nessa segunda-feira (03/07), pelo Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), em Fortaleza, com a configuração da controladora dos Wi-Fi’s no data center. Nessa terça (04) e nesta quarta (05), foram instalados os primeiros 34 pontos de acesso.
“O Fórum está entre os prédios que já tinham rede Wi-Fi, mas a tecnologia antiga era limitada na capacidade de tráfego de dados e em amplitude de sinal. Além disso, não podia ser acessada por usuários externos. Com essa nova rede, conseguiremos cadastrar os cidadãos que vierem ao Fórum para que possam utilizar o serviço gratuitamente”, explica a secretária.
Ao todo, R$ 3,352 milhões estão sendo investidos no projeto de ampliação da rede Wi-Fi, que inclui manutenção da rede durante 48 meses. Os recursos são oriundos do Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário do Ceará (Fermoju).
A Modernização Tecnológica do Poder Judiciário está entre as iniciativas do TJCE que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O guia para a comunidade internacional inclui, no plano de ação para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente até o final da década, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16, que trata sobre “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”. A ideia é promover sociedades pacíficas e inclusivas, proporcionar o acesso à Justiça para todos e construir instituições responsáveis.
As ações para a modernização da Justiça cearense tiveram início na Gestão 2019-2020, que tinha como presidente o desembargador Washington Araújo, prosseguiram na Gestão da desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira (2021-2022), e continuam na atual Gestão, sob a Presidência do desembargador Abelardo Benevides Moraes.