População do município de Marco recebe Fórum ampliado, moderno, acessível e com instalação de mais uma vara
- 3312 Visualizações
- 25-04-2023
Para otimizar os serviços à população que busca os serviços do Judiciário na Comarca de Marco, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) entregou, nesta terça-feira (25/04), o Fórum local reformado, ampliado e dentro dos modernos padrões de conforto, segurança e acessibilidade. O equipamento contempla ainda a instalação de mais uma vara para agilizar o atendimento ao cidadão, além de sala de Depoimento Especial e espaços de apoio para profissionais do Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE).
Durante a inauguração, o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes, destacou a importância do trabalho. “Nós temos um Plano de Obra em que entregaremos, até 2025, reformas e construções de fóruns para melhorar a prestação jurisdicional, ofertando qualidade de trabalho aos juízes, servidores, promotores, advogados e defensores públicos. Em outro aspecto, também estamos priorizando o aumento da força de trabalho para ensejar maior produtividade, pois nós buscamos uma Justiça cada vez mais célere e eficiente”.
Agora a Comarca conta com duas unidades judiciárias. Titular da nova vara, a juíza Renata Guimarães Guerra enfatizou a importância da instalação de mais uma unidade judiciária na região Norte do Estado, uma vez que, com a “atuação de duas magistradas, cada uma exercendo sua competência, conseguiremos ofertar à população uma prestação de serviço mais ágil”.
Para juíza diretora do Fórum de Marco, Marília Pires Vieira, quando o Judiciário entrega uma nova estrutura, “melhora a prestação do trabalho não só de magistrados, mas de todos os colaboradores, além do atendimento à população. Quando a sociedade consegue achar uma estrutura pública com essa magnitude, todos os cidadãos se beneficiam”.
Também participaram da reinauguração o prefeito de Marco, Roger Neves Aguiar; o presidente da Câmara de Vereadores local, João Batista Viana; e o prefeito do município vizinho de Morrinhos, Jeronimo Neto Brandão.
A REFORMA
A reforma do Fórum incluiu ainda novos equipamentos de ar-condicionado, banheiros acessíveis; rampa de acesso; piso tátil e sinalização em Braille na entrada principal; modernas instalações elétricas e de rede; além de melhorias de segurança, como a instalação de celas, elevação do muro, instalação de cerca tipo concertina. Segundo o Departamento de Engenharia do TJCE, a obra foi concluída em cerca de nove meses e teve um investimento total de R$ 1.354.537,46.