Policiais acusados de tentativa de homicídio serão julgados nesta segunda-feira
- 653 Visualizações
- 09-12-2011
A 2ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento, nesta segunda-feira (12/12), a partir das 8h, três policiais militares acusados de tentativa de homicídio. As vítimas foram os espanhóis Marcelino Ruiz Campelo e Maria del Mar Santiago Almudever, o italiano Innocenzo Brancati e a brasileira Denise Sales Campos Brancati, que tiveram o carro alvejado durante perseguição policial equivocada, em setembro de 2007.
Os réus Rinaldo Carmo Sousa, Francisco Edemildo de Lima e Francisco Emanuel Rodrigues Felipe serão julgados pelo crime de tentativa de homicídio qualificado, por uso de recurso que impossibilitou a defesa das vítimas, combinado com concurso de pessoas. O julgamento do PM Antônio Eduardo Martins Maia, marcado para esta sexta-feira (09/12), foi adiado por conta da renúncia do defensor público, Gelson Azevedo Rosa. A nova data do júri ainda não foi definida.
O PM Luiz Ary da Silva Barbosa Júnior, também envolvido no caso, foi julgado no último dia 23. Ele foi condenado a 24 anos de reclusão, em regime fechado.
O CRIME
Segundo a acusação, em 26 de setembro de 2007, por volta das 21h, as vítimas trafegavam no sentido Aeroporto-Aldeota, quando o carro em que estavam foi alvejado por disparos de viaturas policiais. Os PMs, naquele momento, faziam cerco no intuito de capturar acusados de roubar um caixa eletrônico.
Innocenzo Brancati, que dirigia o veículo, foi atingido no braço, e Marcelino Ruiz Campelo levou um tiro no ombro esquerdo. Ele ficou paraplégico.
Os disparos só pararam quando Denise Sales saiu do automóvel para mostrar que eles não eram assaltantes.