Poder Judiciário e IFCE buscam soluções inovadoras para aprimorar serviços prestados à população
- 2458 Visualizações
- 19-04-2023
Pensando em novas soluções tecnológicas para aprimorar a prestação dos serviços à sociedade, o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes, visitou, nesta quarta-feira (19/04), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O chefe do Poder Judiciário foi recebido pelo reitor do IFCE, professor José Wally Mendonça Menezes.
“Foi muito importante para conhecermos as estruturas de inovação e tecnologia. Agora vamos avaliar o que precisamos no Tribunal e, quem sabe, firmarmos uma parceria tendo como foco o avanço da produtividade no julgamento dos processos”, disse o desembargador.
Para o reitor do IFCE, a iniciativa do magistrado instiga a equipe a pensar em novas ferramentas voltadas ao Judiciário. A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professora Joélia Marques Carvalho, também acompanhou a visita e acredita que o Instituto pode “contribuir muito com a inovação na área jurídica”.
Um dos espaços visitados foi o Laboratório de Processamento de Imagens, Sinais e Computação Aplicada (Lapisco). O professor Pedro Pedrosa Rebouças Filho, que atua como coordenador, falou dos trabalhos desenvolvidos e das parcerias com instituições públicas e privadas.
Integrante da comitiva do Judiciário, a diretora do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), juíza Solange Menezes Holanda, considera a possibilidade de desenvolver projetos voltados para as áreas de “segurança, gestão de documentos, celeridade processual e facilitação de leitura dos arquivos”.
Acompanharam a visita o juiz Ricardo Alexandre Costa, auxiliar da Presidência do TJCE; e os servidores Bianca Cavalcante, diretora da Área Judiciária do FCB; Gabriel Forte, diretor da Área Administrativa do Fórum; e Helaine Diogo, assessora jurídica do FCB.
Esse não foi o primeiro encontro entre gestores do Judiciário e do IFCE. No último dia 10 de abril, a pauta da reunião foi o uso de Inteligência Artificial para atividades da Justiça. Além disso, desde setembro de 2022 está em vigor o termo de cooperação técnica para que as unidades judiciárias de todo o Estado entreguem aparelhos eletrônicos nos campi do Instituto. Os celulares, notebooks, tablets, caixas de som, câmeras fotográficas e televisores são usados em treinamento dos alunos, para reparo e manutenção.
INSTITUTO IRACEMA
Também nesta quarta-feira, o presidente do TJCE visitou o Instituto Iracema de Pesquisa e Inovação. Criado em maio de 2012 por um grupo de professores do IFCE, a sociedade civil sem fins lucrativos tem a missão de apoiar, executar e fomentar projetos e atividades relacionadas à pesquisa, ensino, desenvolvimento, extensão, cultura e inovação com qualidade, inclusão e sustentabilidade, visando ao crescimento e benefício social.