Poder Judiciário doa mais de três toneladas de materiais recicláveis para agentes ambientais
- 885 Visualizações
- 19-07-2023
Com foco em uma sociedade cada vez mais sustentável, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) realizou a doação de 3.112 quilos de materiais recicláveis aos agentes ambientais da Associação Rosa Virgínia. A iniciativa integra o Plano de Logística Sustentável (PLS) do TJCE, que visa consolidar práticas de sustentabilidade e ações de conscientização socioambiental nas unidades do Judiciário estadual.
De acordo com o Serviço de Apoio Administrativo do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), responsável pela coleta e seleção dos materiais, a doação incluiu itens de metal (ferro, aço e alumínio) e plástico. “É feito um pente-fino nos depósitos, para que bens inservíveis e não tombados possam ter uma destinação correta, com responsabilidade ecológica e social. Fazemos regularmente a entrega de papel, mas hoje temos outros materiais, como móveis e outros equipamentos sem utilização”, explica João Lucas, o supervisor da unidade.
A presidente da Associação Rosa Virgínia, Musa Mara Mendes Pereira, destaca a importância da atividade: “Com a coleta e a triagem, podemos vender ferro ou plástico, por exemplo, que iriam se perder nos lixões e que levariam anos para se decomporem, para o reaproveitamento em indústrias, ajudando a preservar o meio ambiente e gerando renda para os 22 catadores da associação”.
A doação ocorreu ao longo dessa terça-feira (18/07), quando representantes da Associação, que é credenciada junto ao Poder Judiciário, estiveram no FCB para fazer a coleta. Todo o material foi levado para a sede da entidade, localizada no bairro Mondubim, onde são pesados e recebem a correta destinação.
AGENDA 2030
A entrega de materiais recicláveis faz parte das ações do TJCE que estão alinhadas à Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). O intuito é conscientizar os colaboradores do Tribunal, jurisdicionados e sociedade sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo a melhoria de vida das pessoas, apontando para a necessidade de ações do Estado e da sociedade no cumprimento de compromissos civis, políticos, sociais e ambientais previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
RECICLANDO VIDAS
Saiba mais sobre a Associação Rosa Virgínia e confira outras ações de responsabilidade socioambiental do TJCE na série de reportagens “11 Anos Reciclando Vidas”:
1 – Doação de material reciclável contribui para transformar realidade de catadores
2 – Tudo se transforma: a saga de um reciclável a partir do Fórum Clóvis Beviláqua
3 – Compromisso socioambiental do TJCE contribui, há 11 anos, para sucesso da Associação Rosa Virgínia