Pleno escolhe três personalidades para receber Medalha do Mérito Judiciário em dezembro
- 1892 Visualizações
- 11-10-2019
O desembargador Francisco Gladyson Pontes, o deputado estadual Elmano de Freitas e o presidente do Museu da Fotografia, Sílvio Frota, foram as três personalidades escolhidas, este ano, para serem homenageadas com a “Medalha do Mérito Judiciário Clóvis Beviláqua”, a mais alta honraria concedida pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
A indicação dos nomes foi aprovada à unanimidade, durante sessão do Pleno dessa quinta-feira (10/10), sob a presidência do desembargador Washington Araújo, autor da proposição. A solenidade de entrega ocorrerá às 10h do próximo dia 6 de dezembro no Palácio da Justiça, bairro Cambeba, em Fortaleza.
O desembargador Washington Araújo, ao propor a concessão da medalha, elogiou o desembargador Gladyson Pontes, “que fez excelente Administração na Presidência do Tribunal de Justiça, sendo, portanto, merecedor da homenagem”. Na ocasião, o ex-presidente disse que “estou feliz, emocionado e agradeço a indicação para receber a honraria”.
Quanto à indicação do deputado Elmano de Freitas (PT), o presidente da Corte afirmou que o parlamentar “tem sido um importante interlocutor em defesa dos pleitos do Poder Judiciário junto à Assembleia Legislativa do Ceará”.
Já em relação a Sílvio Frota, citou que ”ele tem se destacado como grande parceiro nos eventos promovidos pelo Tribunal”.
A MEDALHA
A condecoração é concedida para até quatro personalidades pela atuação profissional com o objetivo de reconhecer e valorizar os que se distinguem na área política, intelectual ou ética nas lides do Direito, ou pelos serviços prestados à sociedade. A comenda leva o nome do jurista cearense Clóvis Beviláqua, que foi legislador, professor, historiador e autor do projeto do Código Civil brasileiro, de 1900.
PERFIS DOS AGRACIADOS
GLADYSON PONTES
É o atual presidente da 2ª Câmara de Direito Público do TJCE e coordenador do Sistema dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Estado. Presidiu o TJCE no biênio 2017/2018. Natural do Município de Jaguaruana, é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui MBA em Finanças Corporativas e pós-graduação em Processo Civil. É desembargador do Tribunal desde janeiro de 2011, ingressando pelo quinto constitucional, em vaga destinada a advogados. Na área privada, atuou como advogado do Banco do Brasil, a partir de 1985; foi supervisor jurídico, chefe da Assessoria Jurídica e Educador Corporativo do Banco.
ELMANO DE FREITAS
Elmano de Freitas da Costa é deputado estadual do Ceará. É advogado formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e político filiado ao Partido dos Trabalhadores. Foi secretário municipal de Educação e concorreu à prefeitura de Fortaleza nas eleições de 2012. Em 2014 foi eleito deputado estadual e, em 2016, candidato a vice-prefeito da Capital. Natural de Baturité, nasceu em 12 de abril de 1970.
SÍLVIO FROTA
Natural de Fortaleza, Sílvio Frota é presidente do Museu da Fotografia Fortaleza e empresário. Também é conselheiro do Instituto Volpi e presidente do Instituto Paula e Sílvio Frota. Ainda nos anos 80 iniciou sua coleção, que conta com diversas obras, entre pinturas e esculturas. Ele inaugurou o museu em março de 2017, com a missão de aproximar a fotografia dos mais diversos públicos. Sílvio compartilha seu acervo promovendo encontros, palestras, debates, cursos, oficinas e, principalmente, torna a fotografia presente no cotidiano das pessoas.