Pleno do Tribunal de Justiça elege nova Direção do Poder Judiciário para biênio 2017/2019
- 4247 Visualizações
- 27-10-2016
O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) elegeu, nesta quinta-feira (27/10), por unanimidade, o desembargador Francisco Gladyson Pontes para presidir a Corte durante o biênio 2017/2019. Na mesma sessão, também foram eleitos os desembargadores Washington Luís Bezerra de Araújo, como vice-presidente, e Francisco Darival Beserra Primo, para a Corregedoria Geral de Justiça.
A reunião foi dirigida pela presidente da instituição, desembargadora Iracema Vale, que destacou a forma democrática como o pleito foi conduzido. “Hoje, mais do que nunca, é um dia muito feliz: escolhemos a lista tríplice para membro suplente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará e elegemos, democraticamente, os novos gestores para o biênio 2017/2019. A magistrada também ressaltou que estava “feliz” porque “hoje estou completando 11 anos de Tribunal de Justiça”.
Em discurso, o desembargador Gladyson Pontes afirmou que sentia “um misto de gratidão e responsabilidade. Gratidão por ter sido escolhido por meus pares que confiaram em mim, e a responsabilidade que é inerente ao cargo”.
O magistrado disse que contará em sua gestão com a participação dos demais colegas. “Tenho certeza de que eles [desembargadores] estarão juntos, partícipes, que é meu estilo de trabalho, como tenho demonstrado em vida profissional”.
O desembargador Washington Araújo agradeceu pelos votos que recebeu e afirmou que estava à disposição “para coadjuvar nessa gestão a partir de janeiro de 2017”. O desembargador Francisco Darival também agradeceu pela “confiança” depositada nele para conduzir a corregedoria. “Vou procurar honrar o voto dos meus colegas”, salientou.
Ao final da sessão, a desembargadora Iracema Vale entregou ao presidente eleito o Relatório de Transição. A posse da nova administração do Judiciário estadual será realizada em janeiro de 2017, em data a ser definida.
PERFIS
FRANCISCO GLADYSON PONTES – É integrante da 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal, e supervisor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos desde fevereiro de 2015. Natural de Jaguaruana, distante 173 km de Fortaleza, é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui MBA em Finanças Corporativas e é pós-graduado em Processo Civil. É desembargador do TJCE desde 10 de janeiro de 2011, ingressando pelo quinto constitucional, em vaga destinada aos advogados.
WASHINGTON LUIS BEZERRA DE ARAÚJO – Assumiu o cargo de desembargador, pelo critério de merecimento, em 18 de fevereiro de 2011. Atualmente é integrante da 3ª Câmara de Direito Público. Nasceu em Campo Maior, no Estado do Piauí. É graduado em Direito pela UFC, possui ainda especialização em Direito Processual Eleitoral e Direito Eleitoral, além de mestrado em Direito Constitucional. Ingressou na magistratura cearense por meio de concurso público, em março de 1992, quando obteve o primeiro lugar no certame. Assumiu a função inicialmente na Comarca de Beberibe. Também foi juiz em Aracati, Sobral e permaneceu titular da 1ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza por 15 anos.
FRANCISCO DARIVAL BESERRA PRIMO – É o presidente da 3ª Câmara Criminal. Natural do Município de Farias Brito, distante 481 km de Fortaleza, é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Começou na judicatura em janeiro de 1981. Atuou nas comarcas de Caririaçu, Mauriti, Juazeiro do Norte, além das 1ª Vara do Juri e 5ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza. Exerceu ainda as funções vice-diretor do Fórum Clóvis Beviláqua e juiz auxiliar da Presidência do TJCE e da Corregedoria Geral de Justiça, entre outras. Ingressou no Tribunal, pelo critério de antiguidade, em 18 de fevereiro de 2011.