Conteúdo da Notícia

Pleno do TJCE presta homenagens ao desembargador Celso Albuquerque Macêdo

Pleno do TJCE presta homenagens ao desembargador Celso Albuquerque Macêdo

Ouvir: Pleno do TJCE presta homenagens ao desembargador Celso Albuquerque Macêdo

O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) prestou homenagens, nesta quinta-feira (13/01), ao desembargador Celso Albuquerque Macêdo, que se aposenta após 43 anos de serviços prestados à magistratura do Estado.
O desembargador Ademar Mendes Bezerra, que foi escolhido para falar em nome do Pleno, destacou as qualidades e relembrou a trajetória do colega. “Celso Albuquerque domina com maestria a ciência do Direito. Trata-se de um homem com retidão moral que engrandece e engrandecerá para sempre a história da magistratura cearense”, afirmou.
A procuradora de Justiça Maria Neves Feitosa Campos homenageou o desembargador em nome do Ministério Público (MP) estadual. “A capacidade, a dedicação e a inteligência que lhe são peculiares fizeram-no proferir brilhantes votos, não só tecnicamente, mas também em termos de literatura. O nobre colega honrou a toga e ficará para a história deste Tribunal como homem digno, probo, inteligente e dedicado”.
Outro a render homenagens a Celso Albuquerque foi o desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva. “Magistrado justo, que nunca teve uma decisão reformada. Um ministro, como muitos o chamam, justamente por suas sentenças eloquentes e sábias. Um homem tímido, que nunca mereceu repreensão justamente por suas qualidades morais, reflexo de sua formação religiosa, familiar e cultural”.
Lincoln Araújo, em seu discurso, finalizou: “O nosso nobre colega se afasta da judicatura com a fronte erguida, as mãos puras e o coração abençoado, porque distribuiu a justiça, fez o bem e obteve o respeito de todos”.
Celso Albuquerque Macêdo agradeceu as palavras dos desembargadores e também as manifestações de carinho de assessores e funcionários de seu Gabinete. “Todas essas demonstrações recebidas expõem conforto ao meu espírito, posto que sincera expressão do caráter humano de pessoas de grande respeitabilidade”, disse.
PERFIL
Natural de Acopiara, distante 345 km de Fortaleza, Celso Albuquerque Macêdo atuou nas Comarcas de Tamboril, Pacatuba, Pentecoste, Russas, Fortaleza, entre outras. Coordenou os Juizados Especiais Cíveis e Criminais (JECCs) da Capital e participou da Coordenação da Distribuição de Mandados do Fórum Clóvis Beviláqua, além da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai). Tomou posse no TJCE, pelo critério de merecimento, no dia 26 de outubro de 2006. Atuava na 3ª Câmara Cível.