Conteúdo da Notícia

Pleno do TJCE elege membros efetivos e suplentes para o Tribunal Regional Eleitoral 

Ouvir: Pleno do TJCE elege membros efetivos e suplentes para o Tribunal Regional Eleitoral 

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) elegeu, nesta quinta-feira (03/04), a desembargadora e os desembargadores que ocuparão as vagas de membros efetivos e suplentes do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) no biênio 2025-2027. A votação secreta ocorreu de maneira eletrônica e o resultado foi divulgado durante sessão do Pleno, conduzida pelo presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto.

A desembargadora Maria Iraneide Moura Silva e o desembargador Emanuel Leite Albuquerque foram escolhidos para as duas vagas de membro efetivo. Também concorreu a desembargadora Lisete de Sousa Gadelha.  Já os desembargadores Luiz Evaldo Gonçalves Leite e Durval Aires Filho foram eleitos suplentes.

O presidente do TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, avaliou o momento como “histórico” e lembrou dos bons resultados alcançados pela Corte Eleitoral durante os dois últimos anos. “Olhando em perspectiva toda essa trajetória, vejo que o TRE-CE e, acima de tudo os jurisdicionados cearenses, que pagam impostos e merecem uma contraprestação à altura, uma prestação de serviço qualificada, eficaz e célere, têm muito que se orgulhar de tudo que nos esforçamos para fazer. Desejo, do fundo do coração, que os próximos gestores tenham a mesma felicidade que eu tive ao longo de anos de serviço a essa Justiça especializada”, salientou, anunciando que no próximo dia 08 de abril, às 14h, o Pleno da Corte Eleitoral se reunirá para eleger seus novos gestores.

 

AGRADECIMENTOS

Ao agradecer pelos votos recebidos para o exercício da função, a desembargadora Maria Iraneide Moura Silva parabenizou os colegas que participaram do pleito e ressaltou a importância da função a ser desempenhada. “Me sinto muito honrada pela confiança que vossas excelências depositaram em meu nome”, declarou. Em seu discurso, o desembargador Emanuel Leite Albuquerque também agradeceu o resultado. “Para mim, é uma alegria. O meu propósito, acima de tudo, é a prestação jurisdicional”, pontuou.

“Eu quero agradecer a Deus, pela oportunidade da participação, a confiança de todos os colegas e desejar o melhor desempenho possível para os eleitos. Muito obrigada a todos, de coração”, afirmou a desembargadora Lisete de Sousa Gadelha, ao parabenizar os eleitos.

O novo suplente, desembargador Durval Aires Filho, definiu a eleição como “justa, clara e republicana” e enalteceu a importância de ter uma mulher eleita como membro efetivo da Justiça eleitoral. O desembargador Luiz Evaldo Gonçalves Leite desejou que os colegas sejam continuamente inspirados pelas “virtudes históricas da sabedoria, do equilíbrio e da coragem, indispensáveis para enfrentar os desafios à frente da egrégia Corte Eleitoral”.

 

SAIBA MAIS  

O TRE-CE é composto por sete magistrados, dos quais dois são desembargadores estaduais, responsáveis por exercer a Presidência e a Vice-Presidência, este último acumulando também a função de corregedor eleitoral. Outros dois são juízes estaduais, indicados pelo TJCE. Há ainda um juiz federal, escolhido pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5); e dois juristas, designados pela Presidência da República a partir de lista tríplice enviada pelo Judiciário estadual, representando a classe de advogados. Ademais, o órgão conta com a atuação de um procurador regional eleitoral.

Além do desembargador Raimundo Nonato, que está finalizando o mandato na Presidência, a atual gestão conta com o desembargador Francisco Gladyson Pontes atuando na Vice-Presidência e na Corregedoria. Os suplentes das funções são os desembargadores Emanuel Leite Albuquerque e Maria Iraneide Moura Silva, respectivamente.