Conteúdo da Notícia

Pesquisa aponta crescimento da satisfação com os serviços do Judiciário estadual

Ouvir: Pesquisa aponta crescimento da satisfação com os serviços do Judiciário estadual

Os resultados da última Pesquisa de Satisfação com o Poder Judiciário cearense foram apresentados, nesta sexta-feira (11/04), à Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Conforme o questionário, aplicado em 2024, 74,47% das cidadãs e dos cidadãos que utilizam os serviços judiciais na Capital e no Interior estão satisfeitos(as) com o trabalho prestado de maneira geral.

Realizada pela então Secretaria de Planejamento e Gestão do TJCE, por meio de questionário virtual, a pesquisa indicou que, entre os principais serviços utilizados estão o acompanhamento de tramitação processual, que corresponde a 43,80%. Em seguida aparecem atendimento, solicitação de senha de processo e atendimento à distância.

A pesquisa apontou que, com o protocolo de atendimento humanizado consolidado, o TJCE atingiu o nível de satisfação em atendimento de 87,72%, 6,28 p.p. mais que no ano anterior, quando o protocolo já estava iniciado. O número impressiona ainda mais quando comparado a 2022, quando o protocolo não era utilizado, com a diferença de 20,62% p.p. E a satisfação com a prestação de serviços passou para 64,83%, 6,1% pontos percentuais (p.p.) a mais que o registrado em 2023.

Para a Secretaria de Governança Institucional (Segov) do Tribunal, a satisfação das usuárias e dos usuários da Justiça também é reflexo das melhorias dos indicadores de eficiência ao longo do ano passado. O tempo médio dos processos pendentes líquidos, por exemplo, foi reduzido de 1.092 dias, em 2023, para 717 dias, em 2024. Houve ainda uma queda de mais de 2 pontos percentuais na taxa de congestionamento bruta, que passou de 63,73% para 61,20% no comparativo entre os dois anos.

 

Apresentação dos resultados ocorreu em reunião da Presidência com o secretariado

 

 

ACESSIBILIDADE E INFRAESTRUTURA

Em um ano com muitas entregas do Plano de Obras do Judiciário estadual, a satisfação com o quesito de infraestrutura dos prédios também subiu. O índice chegou a 67,23%, aumentando em 2,31 p.p. Entre as questões avaliadas estiveram a limpeza, sinalização, conservação e segurança.

Em 2024, foram entregues os fóruns de Araripe, Quixadá, Ipueiras e Jardim. Atualmente, estão em andamento as reformas das unidades de Acopiara, Juazeiro do Norte, Boa Viagem, Acopiara, Jucás e Eusébio. Os novos Fóruns de Icó, Cascavel, Nova Olinda, Aracati, Quixeramobim e Milagres também estão em construção.

No tema acessibilidade, foram avaliados o acesso aos serviços, a facilidade de acesso aos prédios e acessibilidade nas instalações físicas e virtuais. Com isso, a satisfação dos usuários chegou a 72,06%, 2,87 p.p. a mais que no anterior.

 

COMUNICAÇÃO E TRANSPARÊNCIA

A transparência nas informações também foi avaliada pelas cidadãs e pelos cidadãos que responderam à pesquisa. Entre as pessoas participantes da pesquisa, 78,06% ficaram satisfeitas com a facilidade para obter dados e informações, bem como com as informações prestadas nos canais disponíveis.

Isso se reflete também no alcance do índice de comunicação com a sociedade, que atingiu 71,21% de avaliações positivas, divididas entre acesso a ações institucionais encontradas com facilidade nos diversos canais oficiais e a realização de campanhas educativas e institucionais relacionadas a temas sociais relevantes. Os(as) usuários(as) ainda sinalizaram os principais canais de informação utilizados, com o WhatsApp sendo o mais citado, com 47,49%, seguido do site institucional, redes sociais, canal do YouTube, entre outros.

O uso da tecnologia é outra forma de facilitar o acesso à Justiça. Entre os quesitos avaliados, estiveram o atendimento à demanda de maneira completamente digital e o funcionamento sem problemas do serviço digital. Avaliados de maneira positiva, a satisfação dos(as) usuários(as) chegou a 80,21%, com os atendimentos por canais virtuais (WhatsApp Business, Balcão Virtual) e a possibilidade de participar de audiências por videoconferência, além da consulta de processos eletrônicos.

 

Promojud