Parentes de ministro com privilégios
- 1022 Visualizações
- 04-05-2009
1º.05.2009 Brasil pág.: 30
Familiares e amigos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Alberto Menezes Direito, tinham acesso a um tratamento especial para desembarcar de aviões internacionais no aeroporto Antonio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, segundo reportagem da revista IstoÉ. O privilégio dos familiares de Direito incluiu acesso a áreas reservadas do aeroporto e a passagem sem enfrentar a fila do desembarque sem o constrangimento de eventualmente ter de abrir as malas para os fiscais da Receita Federal inspecionarem. Até upgrade no bilhete de voo, viajando em uma classe superior àquela efetivamente paga.
As benesses foram viabilizadas por meio de escritórios de representação que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) mantém no Rio de Janeiro e em São Paulo, que servem para apoio a viagens de trabalho de ministros do órgão. No entanto, os ofícios do STJ divulgados pela IstoÉ foram emitidos entre fevereiro e dezembro de 2008, quando Direito, ex-integrante do STJ, já ocupava uma cadeira no STF.
Outro beneficiado, diz a reportagem, é o ministro do STJ Luiz Fux. Em um dos ofícios divulgados pela revista, expedido pelo STJ para a empresa American Airlines, pede-se que “seja providenciado special service, upgrade e acesso à sala VIP” para a juíza Debora Blaishman, amiga da filha de Fux, Mariana. Por meio da assessoria do STF, Direito disse que não se pronunciaria sobre a notícia. (da Folhapress)