Palestras marcam “Dia de Valorização do 1º Grau”
- 813 Visualizações
- 22-05-2015
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promoveu, na manhã desta sexta-feira (22/05), a palestra “A importância da Ouvidoria para o Público Interno”, proferida pela vice-presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO), Karla Júlia Marcelino. O evento, realizado no Auditório Dom Aloísio Lorscheider, integra as ações do “Dia de Valorização do 1º Grau”, que acontecem durante esta sexta.
A palestrante falou sobre a importância da comunicação interna e da divulgação dos trabalhos realizados pelos gestores dentro e fora das instituições. “Nós não somos bons em marketing institucional, muito menos dentro da nossa própria organização. Se os nossos servidores desconhecem o que nós fazemos, que dirá a sociedade. Esse é um dever que nós temos que prestar à sociedade, independentemente da pessoa que está à frente do trabalho”, afirmou.
Karla Júlia expôs também as vantagens da existência de uma ouvidoria nos órgãos públicos, explicando que o setor pode melhorar a imagem da organização. “Uma ouvidoria, às vezes, resgata a credibilidade do cidadão no serviço público, porque ela realiza um atendimento individualizado e de qualidade. Um cidadão nunca será um cidadão a mais. O atendimento personalizado, humanizado, individualizado é uma característica de uma ouvidoria pública, por isso que ela melhora a imagem daquela organização”, disse.
O juiz Augusto Cézar, titular da 2ª Vara Cível de Maracanaú, considerou a palestra excelente. Para ele, a palestrante “tocou em pontos que precisam ser revistos pelos magistrados para que tenhamos uma outra visão sobre a nossa responsabilidade social”.
O evento foi prestigiado por desembargadores e juízes de Fortaleza e do Interior.
DIA DE VALORIZAÇÃO DO 1º GRAU
No período da tarde, o evento promoveu a palestra “Neurociência, bem estar e alta performance do magistrado”, conduzida pelo presidente da Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico (Febracis), Paulo Vieira, e Tauily Claussen, doutor em Ciências Médicas e professor de Psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor).
Segundo o ouvidor geral da Justiça do TJCE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, o “Dia de Valorização do 1º Grau” tem como objetivo promover o Comitê Gestor da Política de Atenção Prioritária de 1º Grau, que, segundo o magistrado, busca dar atenção não só aos juízes de primeira instância, mas também aos servidores e oficiais de justiça.