Palestra no Juizado de Violência contra a Mulher alerta sobre riscos do câncer de mama
- 739 Visualizações
- 25-10-2012
A Coordenadoria Estadual da Mulher e o Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Fortaleza promoveram, na manhã desta quinta-feira (25/10), palestra de conscientização e prevenção do câncer de mama. O encontro fez parte das comemorações do Outubro Rosa, movimento que visa alertar sobre a doença, a segunda maior causa de morte entre as mulheres.
A coordenadora do movimento no Ceará, Valéria Mendonça, falou para plateia composta por estudantes da Escola de Ensino Fundamental Centro dos Retalhistas e mulheres da comunidade Unidos pela Paz, do bairro Jangurussu. “Ações como essa são importantes para acabar com o estigma em torno da doença. É preciso saber que não se trata de uma sentença de morte. Com o diagnóstico precoce, há cura em 95% dos casos”, afirmou.
A juíza Rosa Mendonça, titular do Juizado da Mulher, afirmou que o objetivo foi conscientizar sobre os direitos dos cidadãos. A magistrada cita como exemplo a lei n° 11.664/08, que assegura o exame de mamografia gratuito a todas as mulheres, a partir dos 40 anos. “A presença dos jovens na palestra foi muito importante, porque eles serão multiplicadores do tema”, disse.
A desembargadora Francisca Adelineide Viana destacou que o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) tem dado apoio às vítimas de violência. “Há um ano foi implantada a Coordenadoria Estadual da Mulher, com todos os requisitos determinados pelo Conselho Nacional de Justiça. Recentemente, houve a nomeação de grupo multiprofissional no Tribunal para atendimento às vítimas em todo o Estado”.
O evento teve ainda o hasteamento da bandeira nacional e a fixação de um grande laço rosa na recepção do Juizado. O prédio recebeu iluminação especial, na cor símbolo do movimento.
Também participaram representantes do Ministério Público do Ceará (MP/CE) e da sociedade civil, além de servidores do Poder Judiciário.
Outubro Rosa
O movimento Outubro Rosa começou na década de 1990, nos Estados Unidos, e hoje é comemorado mundialmente. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.