Palestra com professora Adísia Sá comemora os 12 anos de atuação da Ouvidoria Geral do TJCE
- 1202 Visualizações
- 26-10-2016
Em comemoração aos 12 anos de atuação da Ouvidoria Geral do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), a professora e jornalista Adísia Sá proferiu, na manhã desta quarta-feira (26/10), palestra sobre “A importância da Ouvidoria na Eficiência da Prestação Jurisdicional”, no palácio da Justiça, bairro Cambeba.
Adísia Sá, primeira ombudsman do Estado e a segunda do País, falou sobre as suas experiências como ouvidora e destacou a importância de uma Ouvidoria nas instituições públicas. “Tive a honra de conhecer e acompanhar a primeira ouvidora-geral do TJCE, que foi a desembargadora aposentada Edite Bringel Olinda Alencar. Ela sabia da responsabilidade e desempenhou muito bem o papel. Acho que nem ela mesma imaginou que a Ouvidoria viria a se tornar um órgão tão sério e tão respeitado”, afirmou.
A jornalista lembrou as características e qualidades que um ouvidor deve possuir para exercer a função. “Tem que saber ouvir e ter humildade. O ouvidor é esse profissional que, ao mesmo tempo que atende, também aprende. Ser ouvidor nos torna mais humano”, reconheceu.
O evento contou com a presença do ouvidor-geral do TJCE, o desembargador Francisco Gomes de Moura, que ressaltou a relevância da palestra. “A Ouvidoria do Tribunal já está atuando há 12 anos, e para marcar a data, convidamos a professora Adísia Sá que compartilhou conosco toda a sua experiência”, disse. Para o magistrado, “ouvidor não é aquele que só repassa os problemas, mas sim, que tenta solucionar ou faz de tudo para solucioná-los”.
Para o ex-ouvidor e desembargador aposentado Francisco Suenon Bastos Mota, “a palestra serviu de aprendizado. É muito importante esse tipo de evento que o Tribunal promove”. Na ocasião, o público teve a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas. Além disso, a professora autografou o seu livro “Ensino do Jornalismo no Ceará”, publicado em 2011 pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Também estiveram presentes os ex-dirigentes do órgão, os desembargadores Emanuel Leite Albuquerque e Francisco Auricélio Pontes (aposentado); o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz José Maria dos Santos Sales, além de servidores estaduais.
ESTATÍSTICA
Até setembro deste ano, a Ouvidoria Geral já contabilizou 5.472 demandas dos jurisdicionados. Em 2015, foram registradas 6.465. Além disso, realizou seis audiências públicas para ouvir as reclamações e sugestões da população. A 7ª Audiência Pública ocorrerá no próximo dia 10 de novembro, no Fórum da Comarca de Itapipoca. A 8ª e última audiência deste ano está programada para 18 de novembro na Comarca de Iguatu.
A Ouvidoria funciona desde 28 de outubro de 2004. Ao longo desses anos, o órgão já acolheu 38.759 demandas, entre sugestões, reclamações, críticas, elogios, pedidos de informações e outras manifestações. Desse total, conforme o ouvidor-geral, desembargador Francisco Gomes de Moura, “cerca de 98% das demandas foram prontamente atendidas”.
SERVIÇO
A Ouvidoria Geral atende das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, no 2º andar do Palácio da Justiça, na avenida General Afonso Albuquerque Lima s/n, bairro Cambeba. Contatos: (85) 3207.7428 e Fax: (85) 3207.7430. CEP: 60.822-325 Fortaleza-Ce. E-mail: ouvidoriageral@tjce.jus.br ou www.tjce.jus.br