Ouvidorias do Judiciário estadual recebem 9.409 manifestações de cidadãos no primeiro semestre
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- 17-07-2019
As três Ouvidorias do Judiciário cearense registraram, no primeiro semestre deste ano, 9.409 demandas do cidadão. São canais diretos de comunicação com a sociedade, visando aprimorar os serviços oferecidos e garantir maior transparência às atividades.
Segundo relatório da Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que é responsável pelo atendimento de assuntos relacionados ao Tribunal, às Turmas Recursais e às Comarcas do Interior, foram recebidas 3.838 manifestações, de janeiro a junho de 2019, média de 640 por mês. O ouvidor é o desembargador Mário Parente Teófilo Neto.
Por tipo, as estatísticas envolvem reclamações (1.722), pedidos de informação (604), agradecimentos (139), sugestões (9), elogios (6) e outros temas (1.358). Dos casos, dez se deram com base na Lei de Acesso à Informação.
Com relação às formas de recebimento, os meios mais utilizados são e-mail (2.757), telefone (729), site (255) e presencialmente (40).
FÓRUM CLÓVIS BEVILÁQUA
No Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), a Ouvidoria registrou 5.405 manifestações de janeiro a junho, recebidas por e-mail (2.050 ou 38,92%), telefone (1.824 ou 33,74%) e de forma presencial (1.531 ou 28,32%). Do total, cerca de 50% são reclamações, 40% se referem a outros assuntos e, aproximadamente, 10% representam sugestões e elogios.
O ouvidor do FCB, juiz Gúcio Carvalho Coelho, destaca que o setor tem buscado “tornar mais efetivos os canais de comunicação entre o cidadão e o Judiciário, além de viabilizar o encaminhamento e solução de problemas, visando à implementação plena dos objetivos postos no Plano Estratégico traçado pela Justiça cearense”.
CORREGEDORIA
A Ouvidoria da Corregedoria-Geral da Justiça, criada em fevereiro deste ano, fez 166 atendimentos. Quem está à frente da unidade é o juiz Demétrio Saker Neto. Por tipo, foram 67 reclamações, 60 solicitações, 23 pedidos de informação e 16 denúncias.
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