Órgão Especial do TJCE homenageia servidora que contribuiu com o Judiciário por mais de meio século
- 4649 Visualizações
- 17-12-2024
O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) se reuniu, nesta terça-feira (17/12), em sessão extraordinária, e incluiu na pauta uma homenagem à trajetória da servidora Altamira Cavalcante Lacerda, que se aposentou após mais de meio século de dedicação ao Poder Judiciário estadual. Das mãos do presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, Altamira recebeu o certificado de menção honrosa pelo trabalho exemplar desempenhado em prol da sociedade, por meio da Justiça, ao longo de quase 54 anos.
“Eu só tenho a agradecer a todos que prepararam essa surpresa para mim. A rotina vai me deixar muitas saudades, porque eu adoro trabalhar. Hoje, já me sinto aposentada”, declarou a servidora, que começou a contribuir com a Corte em março de 1971 e, nesta terça-feira, teve a sua aposentadoria entregue pelo chefe do Judiciário cearense e pelo secretário de Gestão de Pessoas do TJCE, Felipe Mourão.
A juíza Lúcia Falcão, titular do 14° Juizado Especial Criminal, onde a servidora atuava, elogiou a personalidade da colega para além do trabalho, definindo-a como uma pessoa agregadora, receptiva e acessível. “Fico muito lisonjeada por ter feito parte desse último estágio de sua caminhada em nossa instituição”, orgulhou-se a magistrada.
Para Flávio Rodrigues, diretor da unidade, Altamira deve ser tida como um exemplo a ser seguido por todos que fazem parte do serviço público. “Tive o privilégio de ser acolhido pela Dona Altamira em 2010, ano que ingressei no TJCE, e voltamos a trabalhar juntos em 2019. Ela sempre teve muita facilidade em transformar o ambiente de trabalho num local mais humano e acolhedor para toda a equipe”, destacou.
UM NOVO PASSO
Mãe de cinco filhos, Altamira iniciou a carreira em um cartório na Comarca de Jucás, e considera que viveu uma trajetória tranquila no Judiciário. “Eu não tenho nem palavras para agradecer a Deus. Estou aqui com meus filhos e com saúde. Foi uma experiência muito boa, agradeço aos meus colegas, à juíza titular da unidade e, em especial, à minha família, porque, sem eles para dar o apoio, eu não seria ninguém”, salientou.
Em nome dos familiares, a gestora de Recursos Humanos Luciana Lacerda, filha mais velha da homenageada, agradeceu o reconhecimento. “Eu tenho muito orgulho de ser sua filha e de toda a sua trajetória. É uma história linda de trabalho, eficiência, resiliência e de ética. A vida nunca foi fácil para nós, mas ela sempre nos surpreendeu, e que bela surpresa é ter a senhora na nossa vida. Eu agradeço ao Tribunal e aos seus colegas de trabalho. Depois de 53 anos, é chegada a hora de um novo passo, um novo caminho, um descanso merecido”, emocionou-se.
Valorizar servidoras e servidores está entre os pilares do programa “Vida em Equilíbrio”, lançado pela atual Gestão do Tribunal, como forma de priorizar a saúde física, mental e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional daqueles que colaboram diariamente com a Justiça.