Oficina sobre tempero natural inicia série de atividades em comemoração ao Dia do Servidor
- 1025 Visualizações
- 11-10-2016
A Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) realizou, nesta terça-feira (11/10), oficina de tempero natural abordando o tema “Aprenda como reduzir o sódio em sua dieta”. O evento, que aconteceu no Palácio da Justiça, faz parte de uma série de ações programadas para este mês em comemoração ao Dia do Servidor (28 de outubro).
O objetivo foi mostrar a utilização das ervas desidratadas em pó na substituição do uso de temperos industrializados. A oficina foi proferida pela nutricionista do Tribunal, Ana Paula de Andrade. Ela afirmou que usar as ervas evitam vários tipos de doenças, como o aumento da pressão arterial. Já os temperos industrializados tornam os vasos mais frágeis, podendo ocasionar Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Para a servidora Lúcia Guedes, a oficina foi interessante. “Achei muito proveitosa, abriu mais minha mente para o cuidado na hora de consumir os produtos industrializados, ou não consumir, colocando em prática o que aprendi hoje aqui.”
O sal é uma mistura de substâncias que tem como principal componente o Cloreto de Sódio (NaCl). O sódio atua no controle dos líquidos das células e do sangue, ajudando a regular os níveis de pressão arterial. Quando temos excesso de sódio no organismo, ele começa a se acumular no sangue e nos líquidos fora da célula, causando um desequilíbrio. É preciso atenção e cuidado no consumo.
As atividades do mês do servidor acontecem até 26 de outubro. Na programação constam Roda de Conversa com o tema “Práticas de Vida Saudável e Noções Básicas de Nutrição Esportiva”; e a palestra “Portinari: do cafezal à ONU”, entre outros eventos. Podem participar servidores (efetivos e comissionados), terceirizados, estagiários, magistrados e seus respectivos dependentes.
CAMPANHA
Também está acontecendo a campanha “Eu Faço o Judiciário”, idealizada pela Secretaria de Planejamento em parceria com a Assessoria de Comunicação. Os servidores podem expressar seus talentos nas áreas da pintura, desenho, fotografia e poema, inscrevendo-se, até o próximo dia 14, com obras relacionadas ao seu trabalho e que explorem algum valor objeto do Plano Estratégico 2015/2020.