Conteúdo da Notícia

Oficiais de Justiça do TJCE cumpriram 90% dos mandados judiciais em Fortaleza 

Ouvir: Oficiais de Justiça do TJCE cumpriram 90% dos mandados judiciais em Fortaleza 

O Poder Judiciário estadual, por meio da Central de Cumprimento de Mandados Judiciais da Comarca de Fortaleza (Ceman), já alcançou a marca de 90% de efetividade entre janeiro e novembro de 2024. “A Ceman reconhece o trabalho comprometido das oficialas e oficiais de Justiça que atuam na Capital. O empenho deles tem nos levado a resultados muito satisfatórios na busca da entrega da prestação jurisdicional e atendimento de metas”, orgulha-se o juiz supervisor da unidade, Ricardo de Araújo Barreto.  

O desempenho positivo das atividades realizadas pela Ceman também foi registrado em 2023, quando foram cumpridos mais de 270 mil mandados judiciais, o equivalente a 91,3%.  

O magistrado lembra que, há alguns anos, a unidade conta com a tecnologia para impulsionar atividades rotineiras. “A massificação do meio digital nas relações pessoais, representada pelos avanços na internet e utilização de ferramentas como o Whatsapp, Instagram e tantos outros, não poderia deixar de ser notada pelo Direito. O Código de Processo Civil trouxe inovações que permitem a prática eletrônica de atos processuais. Essa utilização, que cresceu na pandemia de Covid-19, hoje está permanentemente integrada ao dia a dia, evitando deslocamentos e gastos de energia e material”, explica. 

O chefe da Ceman, Francisco Wagner Sales, destaca que o sucesso de produtividade da equipe foi conquistado mesmo em meio a um crescente aumento de demanda. “Esse excelente índice se dá em virtude da compreensão e dos esforços de todos os oficiais e oficialas de Justiça, que vem dando sua parcela de contribuição em prol da Justiça cearense e dos jurisdicionados”, afirma.  

Ele acrescenta que os números também refletem a força de um trabalho feito em conjunto. “Toda a equipe interna da Ceman vem atuando em parceria quanto aos mandados pendentes de cumprimentos, enviando relatórios, informado sobre as cobranças e ajudando no gerenciamento e controle dos mandados que se encontram nas filas. Tudo isso se resume em: vontade de fazer e confiança mútua”, detalha. 

 

 

FORÇA DE TRABALHO
Com o objetivo de ampliar a força de trabalho, promovendo maior celeridade e efetividade à prestação jurisdicional, o TJCE empossou 42 oficialas e oficiais de Justiça na atual Gestão (2023-2025). A última solenidade de posse ocorreu no início de novembro, quando o Judiciário cearense empossou também novos(as) Técnicos(as) Judiciários(as) das Áreas Administrativa e Judiciária, além de Analistas Judiciários. Somente nos últimos dois anos, 444 servidoras e servidores foram empossados pela Justiça estadual.  

O QUE FAZ UM OFICIAL
O(a) oficial(a) de Justiça executa diversos mandados expedidos por juízes(as), como intimações, notificações, penhoras, arrestos, prisões, além de diligências que lhes são atribuídas, entre elas, auxiliar nas sessões de julgamentos, atender às partes e prestar informações solicitadas.