Oficiais de gabinete ressaltam importância dos encontros promovidos pelo TJCE para o contínuo aprimoramento das rotinas de trabalho
- 1845 Visualizações
- 20-10-2023
Com foco na valorização da atividade-fim, que é o julgamento de processos, oficiais e oficialas dos gabinetes dos 53 desembargadores do Judiciário estadual participaram, nesta sexta-feira (20/10), do 1º Encontro de Oficiais de Gabinete promovido pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que vem inovando na atual Gestão e realizando encontros e capacitações permanentes com os secretários e gestores para aprimorar as rotinas de serviços.
A abertura do evento, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), foi realizada pelo presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, que ressaltou a importância da missão do servidor público. “Realizamos este evento para os diretores de secretaria e estamos voltando nossas atenções agora ao 2º Grau. Nosso objetivo é aperfeiçoar os trabalhos para oferecermos uma prestação jurisdicional rápida e eficiente.”
Para a Adriana Pinto, oficiala do Gabinete do desembargador Mário Parente Teófilo Neto, “o curso dá reconhecimento e valoriza a sua função. “Não é só pela palavra que mudou, de “secretária” para “oficiala”, é pela função em si, que desde a mudança foi especificada. As falas trazidas hoje pelos gestores são importantes porque nos ajudam a ficar de olho no que a gente precisa fazer e como fazer no dia a dia, a exemplo das metas do Conselho Nacional de Justiça.”
Já o oficial do Gabinete do desembargador José Tarcílio Souza, Bruno Jucá, disse que a “capacitação foi sensacional, produtiva e necessária porque nos aproxima da Gestão e de outros colegas, o que facilita a troca de experiências. Que tenham mais encontros como este e mais específicos, com alguns setores do Tribunal, como a Sejud.”
Pela manhã, o juiz auxiliar da Presidência, Ricardo Alexandre, explanou sobre a “Transformação Digital no Judiciário”, com aspectos do Programa Justiça 4.0 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Robotização, que deve iniciar pelos gabinetes dos desembargadores. Logo após, a secretária de Planejamento e Gestão (Seplag), Rafaella Lopes, abordou o tema “Prêmio CNJ de Qualidade”. Ela descreveu o desempenho atual e de outros anos obtido pelo TJCE. Para manter-se em alta produtividade, a secretária deu dicas de como agilizar o fluxo das atividades nas filas de trabalho dos gabinetes.
Encerrando a manhã de aprendizados, a diretora do Núcleo da Qualidade da Informação da Seplag, Michelle Matos, trouxe os “Requisitos de Produtividade”; e depois foi a vez do titular da Secretaria Judiciária (Sejud) do Segundo Grau, Daniel Teles, que falou sobre a “Gestão de Produtividade na Sejud 2º Grau”. Os temas foram ligados diretamente à produtividade dos gabinetes.
No período da tarde, haverá outros temas: Processo Judicial Eletrônico (PJe); Obrigações do gabinete e estrutura de 2º Grau; PJe COR; Resultados dos indicadores judiciais do 2º Grau; Solução de Atendimento para 2º Grau; Procedimentos da Secretaria de Gestão de Pessoas e Vida em Equilíbrio; e a Nova Sede Judiciária.