Conteúdo da Notícia

OAB cria Fórum permanente

Ouvir: OAB cria Fórum permanente

26.11.2010 Política
Após o Conselho Nacional de Justiça ?carimbar? o Ceará como o líder no congestionamento processual entre os estados, a Ordem dos Advogados do Brasil – secção Ceará (OAB-CE) instalou o Fórum Estadual Permanente em Defesa da Justiça (FEPDJ), com o objetivo de apontar soluções para a morosidade dos julgamentos no Estado.
O evento integra o movimento ?Justiça Já? lançado pela Ordem em decorrência do levantamento do CNJ, que aferiu ser de 89,9% o índice de congestionamento no Estado. Uma estatística ?lamentável?, segundo o advogado Edimir Martins, conselheiro da OAB-CE e coordenador do movimento.
?Isso significa dizer que a cada 10 processos que ingressam nos tribunais cearenses, apenas dois são julgados em tempo hábil, enquanto os restantes ficam aguardando nas prateleiras anos e anos?, explicou.
Segundo Edimir, as deliberações provenientes dos encontros mensais que serão realizados pelo Fórum serão encaminhadas para os líderes do Executivo Federal e Estadual, na forma de pauta de sugestões para a problemática.
Outra medida é a instalação do ?Justiçômetro?, na Praça do Ferreira – no Centro de Fortaleza. O aparelho informará ao cidadão o índice das ações que ingressam e saem do judiciário cearense.
Para o próximo dia 30 está previsto um ato cívico em frente ao Fórum Clóvis Beviláqua, no bairro Edson Queiroz, que contará com a presença do presidente nacional da OAB, Ofir Cavalcante. (Thiago Paiva)