“O PJe está avançando”: campanha do TJCE divulga novas funcionalidades que otimizam uso do sistema
- 7721 Visualizações
- 01-06-2023
Em continuidade aos trabalhos de aprimoramento do desempenho e funcionamento do Processo Judicial Eletrônico (PJe), o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) lançou, nesta quinta-feira (1º/06), a campanha “O PJe está avançando”. O objetivo é divulgar as novas funcionalidades do sistema, que inicialmente são voltadas para o público interno.
A primeira função da campanha é o PJe Docs, ferramenta que permite ao usuário realizar o download dos autos de forma assíncrona. Com isso, é possível fazer outras atividades no sistema enquanto a cópia do documento é processada.
“Temos realizado muitas atualizações para aprimorar o PJe, então decidimos deixar nossos usuários cientes dessas mudanças. Além de comunicar sobre cada nova funcionalidade, encaminhamos um tutorial para facilitar a compreensão e nos disponibilizamos para esclarecer eventuais dúvidas”, explicou o diretor do PJe, Miguel Mota.
O diretor acrescentou que o público externo também será contemplado com as inovações do sistema. As melhorias estão sendo debatidas em parceria com representantes do Ministério Público do Estado, da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará.
SUPORTE
Vídeos tutoriais e manuais sobre o PJe podem ser acessados no Portal do TJCE. Para o público interno, é possível consultar a TJNet. O atendimento do Balcão Virtual funciona, diariamente, das 8h30 às 17h30.
Outra iniciativa é a promoção de encontros quinzenais para tirar dúvidas de magistrados, servidores e colaboradores da Justiça. A 4ª edição do Webinar será realizada na próxima terça-feira (06/06), às 15h30. Os temas do encontro virtual serão Migração dos Processos, PJE Docs e Expedição Assíncrona de Comunicações.
O Comitê Gestor do PJe do Tribunal de Justiça tem acompanhado o desenvolvimento do projeto de expansão do Processo Judicial Eletrônico, propondo alterações nos normativos internos para adequação aos procedimentos do sistema. Muitas mudanças atendem a sugestões internas e dos demais operadores do Direito.
SOBRE O PJe
O Processo Judicial Eletrônico é um sistema de tramitação de processos judiciais que tem por objetivo atender às necessidades do Poder Judiciário brasileiro: Justiça Militar da União e dos Estados, Justiça do Trabalho e Justiça Comum, Federal e Estadual.
O projeto é resultado da união de requisitos definidos pela Justiça Federal e revisados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para elaboração e manutenção de um software a partir da experiência e das necessidades de diversos tribunais brasileiros, que colaboram com essa construção.
No TJCE, os processos dos Juizados Especiais Cíveis, Fazenda Pública e Execuções Fiscais, de 1ª e 2ª Instâncias, tramitam no PJe.