Número de acessos ao portal de notícias do TJCE cresce 284% durante o período emergencial
- 810 Visualizações
- 17-04-2020
As informações sobre as medidas adotadas pelo Judiciário cearense durante o período emergencial de combate ao novo coronavírus têm obtido grande repercussão na sociedade. Desde o último dia 16 de março, quando começaram os preparativos da Justiça para se adequar à situação de distanciamento social, a média semanal de visualização de notícias no portal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) registrou um aumento de 284% em comparação às semanas anteriores de 2020.
De 1º de janeiro a 15 de março deste ano, na vigência de expediente regular nas Comarcas do Estado e na sede do Tribunal de Justiça, a média de acessos por semana somava 14.667. A partir do dia 16 do último mês, período de estudo e implantação das medidas restritivas de acesso aos prédios do Judiciário cearense, esse número saltou para 56.368, mantendo-se a média de quantidade de matérias produzidas. Somente a notícia “TJCE estabelece novas medidas de funcionamento do Judiciário em razão do coronavírus”, publicada em 16 de março, foi acessada 20.587 vezes pelos usuários.
Nas quatro semanas seguintes ao anúncio das ações contra o Covid-19 pelo TJCE, o portal de notícias acumulou 225.472 consultas. Se comparado com o mesmo período do ano passado (60.155), o número de visualizações quase quadruplicou.
Segundo o chefe da Assessoria de Comunicação do TJCE, jornalista Ilo Santiago Júnior, as medidas de distanciamento social ampliaram o uso dos meios eletrônicos como forma de obtenção de informações sobre o Judiciário. “Isso reforça a importância dos canais de comunicação enquanto instrumentos de interlocução com a sociedade. Dessa forma, o Judiciário preocupa-se em disponibilizar conteúdos e divulgar serviços relevantes para a população, a exemplo da atualização constante dos contatos das unidades da Capital e do Interior, além da promoção de campanhas educativas sobre prevenção ao coronavírus e da série ‘Meu trabalho em casa’, mostrando a rotina produtiva de servidores e magistrados que estão em TeleTrabalho para manter a Justiça funcionando.”
Os conteúdos são produzidos pela equipe da Assessoria de Comunicação do TJCE, que trabalha a distância na elaboração de matérias, peças criativas, materiais audiovisuais para o portal e as redes sociais, além de atendimento à imprensa.
COMUNICAÇÃO INTERNA
A TJNET, plataforma de comunicação interna com os colaboradores e magistrados, também se manteve ativa ao longo das últimas semanas. Mesmo neste período de TeleTrabalho, em que é preciso estar conectado à Rede Virtual Privada (VPN) do Tribunal para acessá-la, o número de visualizações de notícias na TJNET já somou 14.351 acessos entre 16 de março e 12 de abril.
Além das publicações na TJNET, a Comunicação Interna diversificou os canais de envio de notícias por meio de grupos de WhatsApp de magistrados e servidores.
ATENDIMENTO À IMPRENSA
As decisões judiciais e administrativas relacionadas ao período da pandemia têm gerado grande volume de demandas de imprensa, que estão sendo atendidas pela equipe da Assessoria no regime de home office.
Nos últimos 30 dias, houve 80 solicitações de veículos locais e nacionais, o que representa um aumento de 60% na média mensal de atendimentos à imprensa. Nos meses anteriores, a média era de 50 demandas.