Núcleo do Tribunal de Justiça inicia quarta turma do curso de “Mediação Judicial” na Esmec
- 711 Visualizações
- 03-06-2013
A quarta turma do curso de Mediação Judicial do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) teve início, nesta segunda-feira (03/06), na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). A capacitação é promovida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania da Justiça estadual (Nupemec), que tem à frente a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.
As aulas seguem até o dia 5 de julho, às segundas e sextas-feiras, das 8h às 12h. A turma é formada por 24 pessoas, entre servidores, advogados e estudantes de Direito. O objetivo, segundo a desembargadora, é repassar informações sobre mediação e conciliação aos participantes, a fim de capacitá-los para atuar voluntariamente no Núcleo.
Os ensinamentos têm como base a Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a política nacional de tratamento de conflitos no âmbito do Poder Judiciário. Os participantes terão um módulo de aulas teóricas e outro de prática supervisionada de conciliação ou mediação.
O treinamento está sendo ministrado por Tereza Mônica Sarquis Bezerra, servidora do 24º Juizado Especial Cível e Criminal, e Maria Célia Lima Moreira, voluntária. As instrutoras receberam formação do CNJ.
INTERIOR
Após a finalização da quinta turma, que tem previsão para iniciar em agosto, o Núcleo pretende levar as capacitações para o Interior. De acordo com a desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, devem sediar os cursos de Mediação Judicial os municípios com maior quantidade de processos.