Núcleo de Justiça Restaurativa participa do Fórum Estadual de Mediação
- 1731 Visualizações
- 21-03-2019
O juiz Jaime Medeiros Neto, coordenador do Núcleo Judicial de Justiça Restaurativa do Fórum Clóvis Beviláquia (Nujur) e equipe, participaram, nessa quarta-feira (20/03), do Fórum Estadual de Justiça Restaurativa, Mediação e Cultura de Paz, 1ª edição de 2019. O evento foi coordenado pela vice-governadoria do Estado e contou com a participação de diversas instituições parceiras.
Na ocasião, a vice-governadora Izolda Cela destacou que o “Fórum é muito importante e a integração dessas instituições, ajuda no planejamento das ações, pois uma vai fortalecendo a outra em diversos casos, além de melhorar ainda mais com articulação e comunicação, que se torna possível e se fortalece aqui no Fórum. Essa congregação de várias instituições do Estado, e também privadas e não governamentais, com um histórico e um serviço prestado nessa área de justiça restaurativa, mediação e cultura de paz faz com que tenhamos ótimas perspectivas para 2019”.
Para o juiz Jaime Medeiros, a realização do evento “é mais um passo na consolidação das políticas públicas de pacificação social, em especial por meio da mediação e da Justiça Restaurativa que, doravante, deverão ser objetos de maior divulgação e, por consequência, alcançarão parcelas cada vez mais significativas, tanto das instituições como da população de maneira geral”.
Ainda segundo o magistrado, “o modelo restaurativo, em seu papel de responsabilização do ofensor, dando-lhe uma ressignificação de suas condutas e consciente reparação dos danos causados, aliado à valorização do ouvir a vítima e buscar atender as suas necessidades, tem se mostrado eficaz na recomposição desses indivíduos, o que de forma alguma se verifica no sistema retributivo”.
Durante o encontro, os representantes das instituições e convidados presentes falaram sobre as ações realizadas, trocaram experiências e iniciaram o planejamento para as ações de 2019. Além disso, foi debatido o calendário de reuniões para este ano.
FÓRUM
Criado em 2016, o Fórum atua como parceiro do Pacto por um “Ceará Pacífico” e é composto por 35 órgãos e instituições, entre as quais estão: Ministério Público (MPCE), Defensoria Pública-Geral do Ceará, OAB-CE, Tribunal de Justiça (TJCE), além da Vice-Governadoria. As reuniões acontecem todos os meses.