Núcleo de Conciliação e Mediação entrega certificados de cursos no TJCE
- 951 Visualizações
- 03-02-2015
O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) entregou, nesta terça-feira (03/02), certificados de conclusão dos cursos de mediação e conciliação ministrados nos anos de 2013 e 2014. A solenidade, realizada no Palácio da Justiça, foi aberta pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, supervisora do Nupemec.
A magistrada falou sobre os seis anos de trabalho à frente do Núcleo e destacou os investimentos do Judiciário cearense na capacitação de servidores, terceirizados, voluntários e cartorários. Ela também pediu que os participantes dos treinamentos continuassem engajados na promoção da paz social. “Vocês estão representando tantos outros que tiveram a mesma dedicação, o mesmo empenho. Sigam em frente porque é um trabalho valioso, em que exercitamos o lado humano, não só o lado técnico. As pessoas precisam desse olhar especial”.
O juiz Carlos Henrique Garcia de Oliveira, coordenador do Nupemec, destacou a importância dos cursos realizados em Fortaleza, Russas, Sobral, Tauá e Juazeiro do Norte. Ele explicou que as capacitações ocorreram em três etapas: uma teórica a distância (34h/a), outra presencial (10h/a) e a última de estágio supervisionado, com dez sessões de conciliação.
A juíza Natália Almino Gondim, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos do Fórum Clóvis Beviláqua, participou da entrega dos certificados aos concludentes que tiveram aproveitamento satisfatório em todas as fases da capacitação.
A advogada Thalyany Alves Leite, que atua como voluntária em mutirões de conciliação, foi uma delas. Ela disse que, depois do curso, passou a incentivar a conciliação na fase pré-processual para que os clientes busquem um acordo antes de acionar a Justiça.
O advogado Guilherme Simões, que trabalhou como diretor de Secretaria do 3º Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza, também recebeu o certificado. Ele agradeceu a oportunidade de participar do treinamento e ressaltou os benefícios da iniciativa. “É um curso gratuito e muito engrandecedor do ponto de vista pessoal e profissional, que abre a nossa mente para a pacificação”.
Ao todo, 26 certificados foram entregues. Outros 22 estão no Nupemec aguardando a solicitação daqueles que concluíram o curso e não puderam comparecer à solenidade.